Esse artigo trata de uma reflexão e ao mesmo tempo de um relato de experiência do estágio supervisionado obrigatório realizado pelas autoras do artigo quando graduandas do curso de graduação em Pedagogia e Letras - Língua Portuguesa na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Nestes momentos, pudemos vivenciar aprendizagens e desafios que consideramos pertinentes compartilhar com os futuros docentes, não apenas apontando os momentos bons, mas também os desafios inerentes à carreira docente. Neste caso, partimos da percepção freiriana que a realidade serve para nos desafiamos a melhorar cada vez mais os processos formativos, e não para nos conformarmos. Deste modo, identificamos que os estágios oportunizam aos graduandos melhor conhecerem a profissão a qual pretendem exercer. No caso dos estágios relatados, esses foram realizados em escolas públicas localizadas no estado da Paraíba - PB, nas séries iniciais do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica e o relato de experiência, colocando em evidência algumas práticas pedagógicas desenvolvidas durante os estágios e os aprendizados adquiridos nesse percurso. Os autores que fundamentam este trabalho são, entre outros: Kramer (2007); Goulart (2007); Pimenta e Lima (2010). Atualmente, atuando como professoras da Educação Básica, constatamos que o estágio supervisionado obrigatório ampliou a percepção sobre o curso de graduação e nos impulsionou a refletir sobre a prática articulada à teoria educacional.