Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS INDÍGENAS POR MEIO DO METODO LÚDICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97158
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3324
    "inscrito_id" => 9570
    "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS INDÍGENAS POR MEIO DO METODO LÚDICO"
    "resumo" => "Para essa proposta de ensino, optamos por criar uma oficina, na qual foi apelidada de ‘Brincando com a Física’. A oficina foi criada com o intuito de promover conhecimentos básicos relacionados à Física através de jogos e brincadeiras. Com o objetivo de motivar a aprendizagem dos conceitos físicos para estudantes do ensino médio em escolas indígenas, por meio de um método lúdico, e com isso ajudar a compreender a natureza nutrindo o gosto pela ciência, e assim, conseguir trazer para as escolas indígenas um ensino qualitativo e eficaz. Para que tudo isso fosse possível utilizamos estratégias de ensino centrada na participação dos estudantes e na construção do processo de aprendizagem no ensino da Física, realizando estudos teóricos sobre os conceitos físicos existentes nos jogos e brincadeiras, tais como, bola no círculo, cabo de guerra e carrinho foguete, abordando as três leis de Newton, para que assim com nosso auxílio os estudantes conseguissem realizá-las. É importante ressaltar que em todas as etapas da oficina houve participação ativa dos estudantes. Como resultados obtidos, conseguimos chamar a atenção dos estudantes e fazendo com que eles desenvolvessem uma curiosidade por esses conceitos físicos interagindo da melhor maneira possível participando, aprendendo e construindo, acreditamos que nossa oficina ajudou na compreensão e no desenvolvimento do conteúdo que aplicamos através desse método, e poderá ajudar no conhecimento e desenvolvimento dos estudantes, e assim, fazer com que todos conseguissem sair com um entendimento básico sobre o conteúdo que abordamos. Sendo assim, concluímos que é possível ensinar física por meio de um método lúdico, e que a aplicação dessa prática se mostrou muito eficiente em relação à aprendizagem, participação e na construção de algumas brincadeiras por parte dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID9570_TB3324_04102023235943.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CLEITON DE SANTANA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Cleiton"
    "autor_email" => "jcsr2@discente.ifpe.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97158
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3324
    "inscrito_id" => 9570
    "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS INDÍGENAS POR MEIO DO METODO LÚDICO"
    "resumo" => "Para essa proposta de ensino, optamos por criar uma oficina, na qual foi apelidada de ‘Brincando com a Física’. A oficina foi criada com o intuito de promover conhecimentos básicos relacionados à Física através de jogos e brincadeiras. Com o objetivo de motivar a aprendizagem dos conceitos físicos para estudantes do ensino médio em escolas indígenas, por meio de um método lúdico, e com isso ajudar a compreender a natureza nutrindo o gosto pela ciência, e assim, conseguir trazer para as escolas indígenas um ensino qualitativo e eficaz. Para que tudo isso fosse possível utilizamos estratégias de ensino centrada na participação dos estudantes e na construção do processo de aprendizagem no ensino da Física, realizando estudos teóricos sobre os conceitos físicos existentes nos jogos e brincadeiras, tais como, bola no círculo, cabo de guerra e carrinho foguete, abordando as três leis de Newton, para que assim com nosso auxílio os estudantes conseguissem realizá-las. É importante ressaltar que em todas as etapas da oficina houve participação ativa dos estudantes. Como resultados obtidos, conseguimos chamar a atenção dos estudantes e fazendo com que eles desenvolvessem uma curiosidade por esses conceitos físicos interagindo da melhor maneira possível participando, aprendendo e construindo, acreditamos que nossa oficina ajudou na compreensão e no desenvolvimento do conteúdo que aplicamos através desse método, e poderá ajudar no conhecimento e desenvolvimento dos estudantes, e assim, fazer com que todos conseguissem sair com um entendimento básico sobre o conteúdo que abordamos. Sendo assim, concluímos que é possível ensinar física por meio de um método lúdico, e que a aplicação dessa prática se mostrou muito eficiente em relação à aprendizagem, participação e na construção de algumas brincadeiras por parte dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID9570_TB3324_04102023235943.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CLEITON DE SANTANA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Cleiton"
    "autor_email" => "jcsr2@discente.ifpe.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Para essa proposta de ensino, optamos por criar uma oficina, na qual foi apelidada de ‘Brincando com a Física’. A oficina foi criada com o intuito de promover conhecimentos básicos relacionados à Física através de jogos e brincadeiras. Com o objetivo de motivar a aprendizagem dos conceitos físicos para estudantes do ensino médio em escolas indígenas, por meio de um método lúdico, e com isso ajudar a compreender a natureza nutrindo o gosto pela ciência, e assim, conseguir trazer para as escolas indígenas um ensino qualitativo e eficaz. Para que tudo isso fosse possível utilizamos estratégias de ensino centrada na participação dos estudantes e na construção do processo de aprendizagem no ensino da Física, realizando estudos teóricos sobre os conceitos físicos existentes nos jogos e brincadeiras, tais como, bola no círculo, cabo de guerra e carrinho foguete, abordando as três leis de Newton, para que assim com nosso auxílio os estudantes conseguissem realizá-las. É importante ressaltar que em todas as etapas da oficina houve participação ativa dos estudantes. Como resultados obtidos, conseguimos chamar a atenção dos estudantes e fazendo com que eles desenvolvessem uma curiosidade por esses conceitos físicos interagindo da melhor maneira possível participando, aprendendo e construindo, acreditamos que nossa oficina ajudou na compreensão e no desenvolvimento do conteúdo que aplicamos através desse método, e poderá ajudar no conhecimento e desenvolvimento dos estudantes, e assim, fazer com que todos conseguissem sair com um entendimento básico sobre o conteúdo que abordamos. Sendo assim, concluímos que é possível ensinar física por meio de um método lúdico, e que a aplicação dessa prática se mostrou muito eficiente em relação à aprendizagem, participação e na construção de algumas brincadeiras por parte dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.