Este estudo examina a relevância das análises geográficas na educação, particularmente na mediação didático-pedagógica em turmas do ensino médio. Os conceitos geográficos de lugar e paisagem são cruciais para a compreensão dos fenômenos em sala de aula. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual em Pernambuco, que empregou metodologias ativas de ensino-aprendizagem para atingir seus objetivos. A coleta de dados envolveu a observação participante durante as aulas e a aplicação de questionários em duas turmas de primeiro ano do ensino médio. Conforme destaca Puntel (2007), é possível perceber a ausência das categorias e reflexões espaciais no ensino de Geografia escolar. Muitas vezes, não há conexão entre os temas abordados e as categorias geográficas, o que prejudica a compreensão crítica e aprofundada dos assuntos estudados. Nesse sentido, torna-se fundamental estabelecer uma articulação entre os conteúdos abordados e as categorias geográficas básicas, a fim de relacioná-los com a realidade dos alunos. A análise qualitativa dos dados revelou que o uso de metodologias ativas promoveu uma aprendizagem mais participativa, autônoma e significativa, aproximando o conteúdo de geografia do cotidiano dos estudantes. Além disso, o uso de plataformas digitais de aprendizagem permitiu ajustar o ritmo e conteúdo do ensino às necessidades e habilidades individuais de cada aluno. Em resumo, a pesquisa ressalta a importância das análises geográficas na educação, especialmente na mediação didático-pedagógica. As metodologias ativas e as plataformas digitais de aprendizagem podem ser empregadas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais significativo e personalizado às necessidades individuais dos estudantes.