Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA MAKER E IMPRESSÃO 3D COMO METODOLOGIA ATIVA PARA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM TEA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99358
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6196
    "inscrito_id" => 15210
    "titulo" => "CULTURA MAKER E IMPRESSÃO 3D COMO METODOLOGIA ATIVA PARA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM TEA"
    "resumo" => "A cultura maker e a impressão 3D provaram ser métodos de aprendizagem muito eficazes com resultados positivos para a educação. A cultura maker é um movimento que enfatiza a criatividade, a colaboração e o aprendizado prático, incentivando as pessoas a se tornarem criadores e solucionadores de problemas. A impressão 3D, por sua vez, é uma tecnologia que permite a criação de objetos tridimensionais a partir de modelos digitais. Ao trazer a cultura maker e a impressão 3D para a escola, os alunos têm a oportunidade de participar de projetos reais e tangíveis que estimulam o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Esses métodos promovem uma aprendizagem ativa e significativa, pois os alunos participam de todo o processo criativo, desde a concepção de uma ideia até a produção do objeto final. E observe-se que a cultura maker e o uso da impressão 3D como uma abordagem ética para a aprendizagem têm mostrado resultados significativos na educação de indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA). O TEA é um distúrbio neuro comportamental que afeta a interação social, a comunicação e o comportamento. O uso de métodos maker e impressão 3D pode ser particularmente benéfico para esses indivíduos, pois fornecem uma forma de aprendizagem tangível e concreta que estimula a criatividade e a autonomia. Um dos principais pontos fortes da cultura maker e da impressão 3D é sua abordagem prática, que permite que alunos com TEA experimentem e manipulem objetos reais, proporcionando uma compreensão mais concreta de conceitos abstratos. Ao criar e projetar objetos impressos em 3D, os alunos podem explorar geometria, física, matemática e outras disciplinas de maneira mais imersiva e pessoal. Além disso, a cultura maker e a impressão 3D promovem a colaboração e o trabalho em equipe, promovendo a interação social e desenvolvendo habilidades de comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15210_TB6196_20062023183100.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFERSON GUILHERME FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON"
    "autor_email" => "jefersonguigui@outlook.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99358
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6196
    "inscrito_id" => 15210
    "titulo" => "CULTURA MAKER E IMPRESSÃO 3D COMO METODOLOGIA ATIVA PARA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM TEA"
    "resumo" => "A cultura maker e a impressão 3D provaram ser métodos de aprendizagem muito eficazes com resultados positivos para a educação. A cultura maker é um movimento que enfatiza a criatividade, a colaboração e o aprendizado prático, incentivando as pessoas a se tornarem criadores e solucionadores de problemas. A impressão 3D, por sua vez, é uma tecnologia que permite a criação de objetos tridimensionais a partir de modelos digitais. Ao trazer a cultura maker e a impressão 3D para a escola, os alunos têm a oportunidade de participar de projetos reais e tangíveis que estimulam o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Esses métodos promovem uma aprendizagem ativa e significativa, pois os alunos participam de todo o processo criativo, desde a concepção de uma ideia até a produção do objeto final. E observe-se que a cultura maker e o uso da impressão 3D como uma abordagem ética para a aprendizagem têm mostrado resultados significativos na educação de indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA). O TEA é um distúrbio neuro comportamental que afeta a interação social, a comunicação e o comportamento. O uso de métodos maker e impressão 3D pode ser particularmente benéfico para esses indivíduos, pois fornecem uma forma de aprendizagem tangível e concreta que estimula a criatividade e a autonomia. Um dos principais pontos fortes da cultura maker e da impressão 3D é sua abordagem prática, que permite que alunos com TEA experimentem e manipulem objetos reais, proporcionando uma compreensão mais concreta de conceitos abstratos. Ao criar e projetar objetos impressos em 3D, os alunos podem explorar geometria, física, matemática e outras disciplinas de maneira mais imersiva e pessoal. Além disso, a cultura maker e a impressão 3D promovem a colaboração e o trabalho em equipe, promovendo a interação social e desenvolvendo habilidades de comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15210_TB6196_20062023183100.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFERSON GUILHERME FREIRE"
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON"
    "autor_email" => "jefersonguigui@outlook.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A cultura maker e a impressão 3D provaram ser métodos de aprendizagem muito eficazes com resultados positivos para a educação. A cultura maker é um movimento que enfatiza a criatividade, a colaboração e o aprendizado prático, incentivando as pessoas a se tornarem criadores e solucionadores de problemas. A impressão 3D, por sua vez, é uma tecnologia que permite a criação de objetos tridimensionais a partir de modelos digitais. Ao trazer a cultura maker e a impressão 3D para a escola, os alunos têm a oportunidade de participar de projetos reais e tangíveis que estimulam o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Esses métodos promovem uma aprendizagem ativa e significativa, pois os alunos participam de todo o processo criativo, desde a concepção de uma ideia até a produção do objeto final. E observe-se que a cultura maker e o uso da impressão 3D como uma abordagem ética para a aprendizagem têm mostrado resultados significativos na educação de indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA). O TEA é um distúrbio neuro comportamental que afeta a interação social, a comunicação e o comportamento. O uso de métodos maker e impressão 3D pode ser particularmente benéfico para esses indivíduos, pois fornecem uma forma de aprendizagem tangível e concreta que estimula a criatividade e a autonomia. Um dos principais pontos fortes da cultura maker e da impressão 3D é sua abordagem prática, que permite que alunos com TEA experimentem e manipulem objetos reais, proporcionando uma compreensão mais concreta de conceitos abstratos. Ao criar e projetar objetos impressos em 3D, os alunos podem explorar geometria, física, matemática e outras disciplinas de maneira mais imersiva e pessoal. Além disso, a cultura maker e a impressão 3D promovem a colaboração e o trabalho em equipe, promovendo a interação social e desenvolvendo habilidades de comunicação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.