USO DO POWERPOINT PARA ATIVIDADES ESCOLARES DE EDUCANDOS DA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97796 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4201 "inscrito_id" => 366 "titulo" => "USO DO POWERPOINT PARA ATIVIDADES ESCOLARES DE EDUCANDOS DA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) tem como um dos objetivos fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura. Neste sentido a presente pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas por bolsistas do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Afogados da Ingazeira-PE, com foco em um minicurso para uso da ferramenta PowerPoint, ofertado ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola pública municipal. Cabe destacar que a escolha em trabalhar com o tema, surge ao considerar que, o uso de recursos tecnológicos no dia a dia escolar pode auxiliar para um maior aprendizado instigando-os a participarem como sujeitos ativos do processo, aumentando a sua capacidade de reflexão e uso dos recursos digitais tão presentes na sociedade atual, possibilitando preencher de alguma forma as lacunas existentes deixadas pelo ensino tradicional. Inicialmente foi feito um levantamento sobre o perfil dos educandos, onde se observou que esses apresentam características que os diferenciam dos alunos do ensino regular, como idade, motivação, expectativas. O objetivo da pesquisa é apresentar como a utilização do PowerPoint pode contribui para o desenvolvimento de atividades escolares dos educandos da EJA. Como referencial teórico foi utilizado Demo (2001), Leite (2013), Mosquera (2003), Moran (2012), Freire (2006) entre outros. Os resultados mostraram que o uso do computador em atividades escolares pelos educandos não existia antes da oferta do minicurso, existiu uma dificuldade considerável na utilização do PowerPoint pela falta de contato com o computador, entretanto a maioria conseguiu êxito na produção de slides solicitados. Essa pesquisa trouxe reflexões sobre o uso da tecnologia na sala de aula e como o uso de recursos podem contribuir para o processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID366_TB4201_14062023141056.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANO VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANO" "autor_email" => "cristianovieiradasilva38@" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97796 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4201 "inscrito_id" => 366 "titulo" => "USO DO POWERPOINT PARA ATIVIDADES ESCOLARES DE EDUCANDOS DA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) tem como um dos objetivos fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura. Neste sentido a presente pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas por bolsistas do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Afogados da Ingazeira-PE, com foco em um minicurso para uso da ferramenta PowerPoint, ofertado ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola pública municipal. Cabe destacar que a escolha em trabalhar com o tema, surge ao considerar que, o uso de recursos tecnológicos no dia a dia escolar pode auxiliar para um maior aprendizado instigando-os a participarem como sujeitos ativos do processo, aumentando a sua capacidade de reflexão e uso dos recursos digitais tão presentes na sociedade atual, possibilitando preencher de alguma forma as lacunas existentes deixadas pelo ensino tradicional. Inicialmente foi feito um levantamento sobre o perfil dos educandos, onde se observou que esses apresentam características que os diferenciam dos alunos do ensino regular, como idade, motivação, expectativas. O objetivo da pesquisa é apresentar como a utilização do PowerPoint pode contribui para o desenvolvimento de atividades escolares dos educandos da EJA. Como referencial teórico foi utilizado Demo (2001), Leite (2013), Mosquera (2003), Moran (2012), Freire (2006) entre outros. Os resultados mostraram que o uso do computador em atividades escolares pelos educandos não existia antes da oferta do minicurso, existiu uma dificuldade considerável na utilização do PowerPoint pela falta de contato com o computador, entretanto a maioria conseguiu êxito na produção de slides solicitados. Essa pesquisa trouxe reflexões sobre o uso da tecnologia na sala de aula e como o uso de recursos podem contribuir para o processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID366_TB4201_14062023141056.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANO VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANO" "autor_email" => "cristianovieiradasilva38@" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }