BRUNO, Janete Machado. Neurociência e educação. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/99303>. Acesso em: 22/11/2024 21:44
Este artigo é um recorte de um trabalho de conclusão do curso de Graduação que visa mostrar como a Neurociência oferece bases científicas sobre o funcionamento do cérebro. Ao explicar cientificamente como o cérebro aprende, a Neurociência se torna aliada da educação que tem como premissa básica a aprendizagem e a aquisição de novos saberes e comportamentos. A metodologia da pesquisa apresentada é uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Desenvolvida numa turma de 2º ano, numa escola municipal, da cidade de Santa Helena - PB. Para a produção dos dados foi utilizado um diário de campo. Em virtude do regime de ensino remoto das escolas, não foi possível fazê-la de maneira presencialmente, então, a investigação foi realizada por meio de ambientes virtuais. Sendo as atividades aplicadas através das plataformas do Google Meet e WhatsApp. Também se obteve dados por meio de fotografias e um diário de campo com o registro das atividades realizadas durante a pesquisa. Resultados: As informações oriundas da Neurociência são relevantes no processo de ensino e, sobretudo, para que os educandos possam aprender melhor. De acordo com o levantamento bibliográfico realizado constatou-se que a Neurociência fornece informações importantes para dinamizar o processo de aprendizagem, ao orientar o docente sobre o modo como o cérebro aprende e, este profissional, pode utilizar-se de tais informações para estimular os educandos a aprenderem de uma maneira mais simples e significativa.