Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO JARDIM BOTÂNICO COM A OFICINA JANELA AMBIENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99264
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6078
    "inscrito_id" => 20128
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO JARDIM BOTÂNICO COM A OFICINA JANELA AMBIENTAL"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência com uma oficina pedagógica que envolve contação de história para crianças e produção de desenhos em um espaço não formal de educação ambiental. A atividade foi criada na disciplina de Educação, Meio Ambiente e Saúde nas escolas (EMASE), do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com intuito de despertar a consciência ambiental e promover a reflexão sobre as ações do ser humano no meio ambiente. Desse modo, realizamos uma oficina de contação de histórias com o auxílio de fantoches e produção de desenhos críticos no Jardim Botânico Benjamim Maranhão, localizado na cidade de João Pessoa no Estado da Paraíba. Essa experiência enriquecedora, se deu através da adaptação da história de um livro paradidático “Tem um cabelo na minha terra: uma história de minhoca”, que explora uma diversidade de questões ambientais. Buscamos contextualizar algumas situações para as problemáticas locais da cidade, tornando assim, algo mais lúdico e próximo a realidade do público. A oficina foi desenvolvida através da contação de história com fantoches, no Jardim Botânico, e teve como participantes crianças na faixa etária entre 5-10 anos de idade. A contação foi realizada em um espaço que continha algumas janelas, das quais utilizamos uma para desenvolver a atividade. Após a contação, as crianças participantes expressaram em forma de desenho as atitudes que consideram inapropriadas a respeito da interação humana com o meio ambiente, essas atitudes foram mencionadas na história, de forma implícita para não influenciar a perspectiva das crianças e, posteriormente elas explicaram as suas percepções. Consideramos que o emprego da oficina pedagógica é de grande importância para promover tanto o ensinar como o aprender, além disso, verificamos que conseguimos promover a reflexão, por meio do teatro com fantoches e o levantamento das próprias visões dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20128_TB6078_20112023170404.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VICTÓRIA CORNÉLIO"
    "autor_nome_curto" => "Victória"
    "autor_email" => "vitoriamaria1986@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99264
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6078
    "inscrito_id" => 20128
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO JARDIM BOTÂNICO COM A OFICINA JANELA AMBIENTAL"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência com uma oficina pedagógica que envolve contação de história para crianças e produção de desenhos em um espaço não formal de educação ambiental. A atividade foi criada na disciplina de Educação, Meio Ambiente e Saúde nas escolas (EMASE), do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com intuito de despertar a consciência ambiental e promover a reflexão sobre as ações do ser humano no meio ambiente. Desse modo, realizamos uma oficina de contação de histórias com o auxílio de fantoches e produção de desenhos críticos no Jardim Botânico Benjamim Maranhão, localizado na cidade de João Pessoa no Estado da Paraíba. Essa experiência enriquecedora, se deu através da adaptação da história de um livro paradidático “Tem um cabelo na minha terra: uma história de minhoca”, que explora uma diversidade de questões ambientais. Buscamos contextualizar algumas situações para as problemáticas locais da cidade, tornando assim, algo mais lúdico e próximo a realidade do público. A oficina foi desenvolvida através da contação de história com fantoches, no Jardim Botânico, e teve como participantes crianças na faixa etária entre 5-10 anos de idade. A contação foi realizada em um espaço que continha algumas janelas, das quais utilizamos uma para desenvolver a atividade. Após a contação, as crianças participantes expressaram em forma de desenho as atitudes que consideram inapropriadas a respeito da interação humana com o meio ambiente, essas atitudes foram mencionadas na história, de forma implícita para não influenciar a perspectiva das crianças e, posteriormente elas explicaram as suas percepções. Consideramos que o emprego da oficina pedagógica é de grande importância para promover tanto o ensinar como o aprender, além disso, verificamos que conseguimos promover a reflexão, por meio do teatro com fantoches e o levantamento das próprias visões dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20128_TB6078_20112023170404.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VICTÓRIA CORNÉLIO"
    "autor_nome_curto" => "Victória"
    "autor_email" => "vitoriamaria1986@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência com uma oficina pedagógica que envolve contação de história para crianças e produção de desenhos em um espaço não formal de educação ambiental. A atividade foi criada na disciplina de Educação, Meio Ambiente e Saúde nas escolas (EMASE), do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com intuito de despertar a consciência ambiental e promover a reflexão sobre as ações do ser humano no meio ambiente. Desse modo, realizamos uma oficina de contação de histórias com o auxílio de fantoches e produção de desenhos críticos no Jardim Botânico Benjamim Maranhão, localizado na cidade de João Pessoa no Estado da Paraíba. Essa experiência enriquecedora, se deu através da adaptação da história de um livro paradidático “Tem um cabelo na minha terra: uma história de minhoca”, que explora uma diversidade de questões ambientais. Buscamos contextualizar algumas situações para as problemáticas locais da cidade, tornando assim, algo mais lúdico e próximo a realidade do público. A oficina foi desenvolvida através da contação de história com fantoches, no Jardim Botânico, e teve como participantes crianças na faixa etária entre 5-10 anos de idade. A contação foi realizada em um espaço que continha algumas janelas, das quais utilizamos uma para desenvolver a atividade. Após a contação, as crianças participantes expressaram em forma de desenho as atitudes que consideram inapropriadas a respeito da interação humana com o meio ambiente, essas atitudes foram mencionadas na história, de forma implícita para não influenciar a perspectiva das crianças e, posteriormente elas explicaram as suas percepções. Consideramos que o emprego da oficina pedagógica é de grande importância para promover tanto o ensinar como o aprender, além disso, verificamos que conseguimos promover a reflexão, por meio do teatro com fantoches e o levantamento das próprias visões dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.