Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100401
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7598
    "inscrito_id" => 22241
    "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O artigo descreve um projeto realizado para comemorar o Dia Nacional da Matemática, desenvolvido pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/ Campus X, aplicado nas turmas dos 2° anos do Ensino Médio na escola parceira Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira, em Teixeira de Freitas – Bahia. O objetivo foi possibilitar aos alunos a oportunidade de conhecerem e relacionarem a matemática com outras temáticas presentes no cotidiano, fortalecendo a prática da interdisciplinaridade. Tem como referencial teórico Amaral et al (2022) que destaca a contribuição da interdisciplinaridade para a aprendizagem dos estudantes da educação básica; e Lavaqui e Batista (2007) que apresentam um breve estudo acerca do entendimento da interdisciplinaridade como prática educativa escolar envolvendo a matemática com o ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e se divide em três etapas: a primeira consistiu na apresentação visual, por parte dos residentes, de exemplos de situações da matemática ligada a outras áreas; a segunda etapa teve como intuito dividir as turmas por diferentes temáticas: História, Arte, Tecnologia, Música, Profissões e Esportes; a terceira etapa consistiu em pesquisa sobre a matemática aplicada às temáticas selecionadas e elaboração dos cartazes para confecção do mural de curiosidades, para serem apresentados no dia nacional da matemática na própria instituição. Os resultados obtidos mostram que os alunos ampliaram sua visão acerca da matemática para situações além da sala de aula. Um exemplo disso é que eles conseguiram perceber a utilização da matemática na linguagem de programação para formulação de códigos e confecção de programas virtuais. A associação da matemática à diferentes contextos se tornou uma experiência significativa e possibilitou momentos relevantes de aprendizagem, além de proporcionar aos discentes, experiências com atividades culturais, sociais reconhecendo a Matemática como um Patrimônio Cultural da Humanidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID22241_TB7598_04102023235546.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ATOS SILVA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ATOS ARAÚJO"
    "autor_email" => "atosaraujo99@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100401
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7598
    "inscrito_id" => 22241
    "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O artigo descreve um projeto realizado para comemorar o Dia Nacional da Matemática, desenvolvido pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/ Campus X, aplicado nas turmas dos 2° anos do Ensino Médio na escola parceira Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira, em Teixeira de Freitas – Bahia. O objetivo foi possibilitar aos alunos a oportunidade de conhecerem e relacionarem a matemática com outras temáticas presentes no cotidiano, fortalecendo a prática da interdisciplinaridade. Tem como referencial teórico Amaral et al (2022) que destaca a contribuição da interdisciplinaridade para a aprendizagem dos estudantes da educação básica; e Lavaqui e Batista (2007) que apresentam um breve estudo acerca do entendimento da interdisciplinaridade como prática educativa escolar envolvendo a matemática com o ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e se divide em três etapas: a primeira consistiu na apresentação visual, por parte dos residentes, de exemplos de situações da matemática ligada a outras áreas; a segunda etapa teve como intuito dividir as turmas por diferentes temáticas: História, Arte, Tecnologia, Música, Profissões e Esportes; a terceira etapa consistiu em pesquisa sobre a matemática aplicada às temáticas selecionadas e elaboração dos cartazes para confecção do mural de curiosidades, para serem apresentados no dia nacional da matemática na própria instituição. Os resultados obtidos mostram que os alunos ampliaram sua visão acerca da matemática para situações além da sala de aula. Um exemplo disso é que eles conseguiram perceber a utilização da matemática na linguagem de programação para formulação de códigos e confecção de programas virtuais. A associação da matemática à diferentes contextos se tornou uma experiência significativa e possibilitou momentos relevantes de aprendizagem, além de proporcionar aos discentes, experiências com atividades culturais, sociais reconhecendo a Matemática como um Patrimônio Cultural da Humanidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID22241_TB7598_04102023235546.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ATOS SILVA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "ATOS ARAÚJO"
    "autor_email" => "atosaraujo99@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O artigo descreve um projeto realizado para comemorar o Dia Nacional da Matemática, desenvolvido pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/ Campus X, aplicado nas turmas dos 2° anos do Ensino Médio na escola parceira Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira, em Teixeira de Freitas – Bahia. O objetivo foi possibilitar aos alunos a oportunidade de conhecerem e relacionarem a matemática com outras temáticas presentes no cotidiano, fortalecendo a prática da interdisciplinaridade. Tem como referencial teórico Amaral et al (2022) que destaca a contribuição da interdisciplinaridade para a aprendizagem dos estudantes da educação básica; e Lavaqui e Batista (2007) que apresentam um breve estudo acerca do entendimento da interdisciplinaridade como prática educativa escolar envolvendo a matemática com o ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e se divide em três etapas: a primeira consistiu na apresentação visual, por parte dos residentes, de exemplos de situações da matemática ligada a outras áreas; a segunda etapa teve como intuito dividir as turmas por diferentes temáticas: História, Arte, Tecnologia, Música, Profissões e Esportes; a terceira etapa consistiu em pesquisa sobre a matemática aplicada às temáticas selecionadas e elaboração dos cartazes para confecção do mural de curiosidades, para serem apresentados no dia nacional da matemática na própria instituição. Os resultados obtidos mostram que os alunos ampliaram sua visão acerca da matemática para situações além da sala de aula. Um exemplo disso é que eles conseguiram perceber a utilização da matemática na linguagem de programação para formulação de códigos e confecção de programas virtuais. A associação da matemática à diferentes contextos se tornou uma experiência significativa e possibilitou momentos relevantes de aprendizagem, além de proporcionar aos discentes, experiências com atividades culturais, sociais reconhecendo a Matemática como um Patrimônio Cultural da Humanidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.