Nas últimas décadas houve um significativo avanço nas formas alternativas de obtenção de energia a partir de recursos naturais e fatores abióticos para superar os problemas associados aos combustíveis fósseis. Os avanços tecnológicos e comerciais têm impulsionado o desenvolvimento de novas soluções energéticas sustentáveis. Contudo, é fundamental levar essa visão ampliada sobre as energias renováveis e os malefícios do uso excessivo de recursos limitados e prejudiciais às escolas e à comunidade escolar. Assim, o presente estudo teve por objetivo avaliar custos, benefícios e investigar a funcionalidade das matrizes energéticas e as intervenções sobre a problemática, com os discentes do Ensino Médio da EREM Governador Barbosa Lima, Recife-PE. A temática foi discutida com os estudantes por meio de rodas de diálogo, mediações de práticas educativas e atividades que os ajudem a compreender a importância da transição para fontes de energia mais sustentáveis e os impactos negativos causados pelas energias não renováveis. A execução de práticas educativas e a elaboração de cartilhas com uma abordagem lúdica e interativa para despertar o interesse e o engajamento dos alunos para explicar os conceitos básicos de cada fonte de energia, seus benefícios e impactos ambientais. Além de incentivar os alunos a debaterem sobre as implicações sociais, econômicas e ambientais do uso de diferentes fontes de energia durante a Semana do Meio Ambiente. Foram ótimas estratégias para envolver os estudantes e promover uma maior conscientização sobre a importância das energias renováveis e dos desafios das energias não renováveis nesse evento socioambiental. Nesse contexto, ficou evidente a importância dessas intervenções para a formação de cidadãos conscientes e capacitados para enfrentar os desafios energéticos do futuro e contribuir para um mundo mais sustentável.