PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96773 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2817 "inscrito_id" => 7589 "titulo" => "PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA" "resumo" => "A Educação Infantil é uma etapa crucial na formação da criança, pois é nessa fase que ocorre um grande desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo discutir estratégias e desafios para promover uma aprendizagem significativa na Educação Infantil, com foco na Escola de Aplicação da UFPA. Onde a mesma tem se destacado na promoção de uma educação infantil de qualidade, buscando sempre estratégias que favoreçam uma aprendizagem significativa para as crianças. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, que incluiu observação participante, entrevistas com educadores e famílias, análise de documentos e registros da escola. O referencial teórico inclui a teoria sociocultural de Lev Vygotsky, a abordagem histórico-cultural, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, e as diretrizes e documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e como Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Entre os principais resultados deste trabalho, destacam-se a importância da formação continuada de educadores, a valorização da diversidade e inclusão na Educação Infantil, a importância das relações familiares e sociais no processo educativo, e a necessidade de uma reflexão crítica sobre as práticas educativas. Além disso, são desenvolvidas algumas estratégias pedagógicas que podem contribuir para a promoção da aprendizagem significativa na Educação Infantil, como a utilização de jogos e brincadeiras, e a organização de projetos interdisciplinares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7589_TB2817_09052023212513.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIA MIRLENE FIGUEIREDO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LIDIA MIRLENE" "autor_email" => "lidia.oliveira@iced.ufpa." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96773 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2817 "inscrito_id" => 7589 "titulo" => "PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA" "resumo" => "A Educação Infantil é uma etapa crucial na formação da criança, pois é nessa fase que ocorre um grande desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo discutir estratégias e desafios para promover uma aprendizagem significativa na Educação Infantil, com foco na Escola de Aplicação da UFPA. Onde a mesma tem se destacado na promoção de uma educação infantil de qualidade, buscando sempre estratégias que favoreçam uma aprendizagem significativa para as crianças. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, que incluiu observação participante, entrevistas com educadores e famílias, análise de documentos e registros da escola. O referencial teórico inclui a teoria sociocultural de Lev Vygotsky, a abordagem histórico-cultural, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, e as diretrizes e documentos oficiais que norteiam a Educação Infantil no Brasil, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e como Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Entre os principais resultados deste trabalho, destacam-se a importância da formação continuada de educadores, a valorização da diversidade e inclusão na Educação Infantil, a importância das relações familiares e sociais no processo educativo, e a necessidade de uma reflexão crítica sobre as práticas educativas. Além disso, são desenvolvidas algumas estratégias pedagógicas que podem contribuir para a promoção da aprendizagem significativa na Educação Infantil, como a utilização de jogos e brincadeiras, e a organização de projetos interdisciplinares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7589_TB2817_09052023212513.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIA MIRLENE FIGUEIREDO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LIDIA MIRLENE" "autor_email" => "lidia.oliveira@iced.ufpa." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }