Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PARAÍBA: UM OLHAR IMAGÉTICO DISCURSIVO DE SUA HISTÓRIA.

Palavra-chaves: PARAÍBA, IDENTIDADE, HISTÓRIA Pôster (PO) Ensino de História e formação docente
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9924
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 710
    "inscrito_id" => 392
    "titulo" => "PARAÍBA: UM OLHAR IMAGÉTICO DISCURSIVO DE SUA HISTÓRIA."
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo expor as experiências da oficina do Programa Institucional de Iniciação a docência do curso de história na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho – Guarabira - PB. Buscamos no mesmo mostrar as práticas que foram adotadas para poder desenvolver um  projeto interdisciplinar tendo como tema: “Paraíba, prazer em conhecê-la”  assim trabalhamos sobre o assunto com os alunos das turmas dos 9° anos. Nosso objetivo foi de observar a visão dos alunos sobre o tema, levando para eles a história da Paraíba, que muitos não conhecia a história do seu próprio estado. Trabalhamos a história da Paraíba de forma simples para que eles compreendessem bem e abordando o assunto de forma que sempre despertasse o interesse deles, onde eles em cada aula falava de algo que não sabia e que aprenderam de uma forma simples através das oficinas. Este trabalho fez  com que desconstruíssemos o olhar que muitos alunos tinha sobre o estado de ser um estado inferior a outros, conseguimos mostrar com auxilio da história de onde vem esse discurso e por que ele é dito ainda, e sempre desmistificando alguns discursos que eles mesmo tem em relação a colonização. Nesse sentido, para tal pretensão, nos valemos de uma pesquisa bibliográfica, que nos proporcionou um apoio teórico, para a realização da oficina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "PARAÍBA, IDENTIDADE, HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_19_07_21_idinscrito_392_a713a7f1ae39bed7e3412c68169fb2b3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA NATANE PESSOA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA PESSOA"
    "autor_email" => "jessica.pessooa@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9924
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 710
    "inscrito_id" => 392
    "titulo" => "PARAÍBA: UM OLHAR IMAGÉTICO DISCURSIVO DE SUA HISTÓRIA."
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo expor as experiências da oficina do Programa Institucional de Iniciação a docência do curso de história na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho – Guarabira - PB. Buscamos no mesmo mostrar as práticas que foram adotadas para poder desenvolver um  projeto interdisciplinar tendo como tema: “Paraíba, prazer em conhecê-la”  assim trabalhamos sobre o assunto com os alunos das turmas dos 9° anos. Nosso objetivo foi de observar a visão dos alunos sobre o tema, levando para eles a história da Paraíba, que muitos não conhecia a história do seu próprio estado. Trabalhamos a história da Paraíba de forma simples para que eles compreendessem bem e abordando o assunto de forma que sempre despertasse o interesse deles, onde eles em cada aula falava de algo que não sabia e que aprenderam de uma forma simples através das oficinas. Este trabalho fez  com que desconstruíssemos o olhar que muitos alunos tinha sobre o estado de ser um estado inferior a outros, conseguimos mostrar com auxilio da história de onde vem esse discurso e por que ele é dito ainda, e sempre desmistificando alguns discursos que eles mesmo tem em relação a colonização. Nesse sentido, para tal pretensão, nos valemos de uma pesquisa bibliográfica, que nos proporcionou um apoio teórico, para a realização da oficina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de História  e formação docente"
    "palavra_chave" => "PARAÍBA, IDENTIDADE, HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_19_07_21_idinscrito_392_a713a7f1ae39bed7e3412c68169fb2b3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA NATANE PESSOA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA PESSOA"
    "autor_email" => "jessica.pessooa@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este artigo tem como objetivo expor as experiências da oficina do Programa Institucional de Iniciação a docência do curso de história na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho – Guarabira - PB. Buscamos no mesmo mostrar as práticas que foram adotadas para poder desenvolver um projeto interdisciplinar tendo como tema: “Paraíba, prazer em conhecê-la” assim trabalhamos sobre o assunto com os alunos das turmas dos 9° anos. Nosso objetivo foi de observar a visão dos alunos sobre o tema, levando para eles a história da Paraíba, que muitos não conhecia a história do seu próprio estado. Trabalhamos a história da Paraíba de forma simples para que eles compreendessem bem e abordando o assunto de forma que sempre despertasse o interesse deles, onde eles em cada aula falava de algo que não sabia e que aprenderam de uma forma simples através das oficinas. Este trabalho fez com que desconstruíssemos o olhar que muitos alunos tinha sobre o estado de ser um estado inferior a outros, conseguimos mostrar com auxilio da história de onde vem esse discurso e por que ele é dito ainda, e sempre desmistificando alguns discursos que eles mesmo tem em relação a colonização. Nesse sentido, para tal pretensão, nos valemos de uma pesquisa bibliográfica, que nos proporcionou um apoio teórico, para a realização da oficina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.