Este artigo aborda as contribuições na produção e utilização de jogos matemáticos através da reciclagem de materiais como um método de ensino-aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O principal objetivo é trabalhar a matemática de uma forma lúdica e diferenciada fazendo com que os alunos enxerguem a matemática e suas tecnologias com uma nova perspectiva, além de desenvolver habilidades de pensamento, de raciocínio lógico, de comunicação e resolução de problemas ao mesmo tempo que se faz uma conscientização dos alunos sobre as questões sócio-ambientais. O estudo destaca a importância de trabalhar a matemática de diferentes formas, e apresentá-la em distintos contextos na sala de aula, para fazer com que o aluno se interesse na busca de conhecimento e aprendizagem para compreender ainda mais essa ciência. Outrossim, a confecção de jogos com materiais reciclados são instrumentos educativos que facilitam a compreensão do ensino da matemática de uma forma divertida e prazerosa, trazendo experiências únicas de um momento prático e ativo para as aulas de matemática, e agregando para os discentes valores artísticos, de sustentabilidade, e de criatividade, abrindo caminhos para a construção de conhecimentos. Sublinha-se que, ao trabalhar com jogos e reciclagem, traz-se uma nova experiência para a sala de aula, deixando os alunos mais participativos e interessados na busca de conhecimento.