O USO DA PLATAFORMA KAHOOT PARA A APRENDIZAGEM ATIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95489 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1112 "inscrito_id" => 1572 "titulo" => "O USO DA PLATAFORMA KAHOOT PARA A APRENDIZAGEM ATIVA" "resumo" => "O cenário de transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas têm impactado a vida das pessoas de forma significativa, especificamente em relação à educação escolar, novas demandas têm sido impostas ao trabalho docente juntamente com novas formas de ensinar e aprender. O trabalho teve por objetivo estudar o uso da gamificação em sala de aula por meio da plataforma Kahoot enquanto ferramenta didática para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para o embasamento teórico da pesquisa utilizamos os estudos de Bacich e Moran (2018), Valente (2014), Filatro e Cavalcanti (2018), entre outros pesquisadores que muito contribuíram para desenhar o estudo acerca da prática da utilização de metodologias ativas no contexto escolar. A presente pesquisa é do tipo exploratória e de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados com professores que atuam em escolas públicas. A utilização da gamificação, no tocante à ferramenta Kahoot, evidencia que o processo de ensino e aprendizagem favorece a concretização de uma aprendizagem ativa e proporciona o uso de atividades diversas, seja de cunho avaliativo ou não, além disso, todo o processo educativo é focado nos estudantes, favorecendo o protagonismo na aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1572_TB1112_13112023150114.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Nívia Maria Rod" "autor_email" => "niviabiologia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95489 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1112 "inscrito_id" => 1572 "titulo" => "O USO DA PLATAFORMA KAHOOT PARA A APRENDIZAGEM ATIVA" "resumo" => "O cenário de transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas têm impactado a vida das pessoas de forma significativa, especificamente em relação à educação escolar, novas demandas têm sido impostas ao trabalho docente juntamente com novas formas de ensinar e aprender. O trabalho teve por objetivo estudar o uso da gamificação em sala de aula por meio da plataforma Kahoot enquanto ferramenta didática para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para o embasamento teórico da pesquisa utilizamos os estudos de Bacich e Moran (2018), Valente (2014), Filatro e Cavalcanti (2018), entre outros pesquisadores que muito contribuíram para desenhar o estudo acerca da prática da utilização de metodologias ativas no contexto escolar. A presente pesquisa é do tipo exploratória e de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados com professores que atuam em escolas públicas. A utilização da gamificação, no tocante à ferramenta Kahoot, evidencia que o processo de ensino e aprendizagem favorece a concretização de uma aprendizagem ativa e proporciona o uso de atividades diversas, seja de cunho avaliativo ou não, além disso, todo o processo educativo é focado nos estudantes, favorecendo o protagonismo na aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1572_TB1112_13112023150114.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÍVIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Nívia Maria Rod" "autor_email" => "niviabiologia@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }