Pensar sobre estratégias para promoção da saúde mental, no âmbito escolar, tem sido um propósito para educação. Prevenir e cuidar das vulnerabilidades do educando são ações que devem fazer parte do planejamento para garantir o desenvolvimento escolar do aluno. Neste sentido, deve-se pensar o quanto a comunicação de qualidade é importante enquanto ferramenta para adquirir conhecimento e expor ideias. Uma das estratégias para o desenvolvimento de uma boa comunicação é o fomento à prática da leitura. O presente estudo,trata-se de um relato de experiência e teve o objetivo de analisar o benefício do estímulo à leitura e à comunicação oral e escrita ,sob o olhar do educando, a partir de oficina desenvolvida no “Projeto Fonoaudiologia e Saúde Mental” proposto para SEDUC/URE, no município de São Luís. A oficina foi realizada com adolescentes do primeiro ano do Ensino Médio em escola pública. Nesta prática, foram oferecidos gêneros textuais variados que contemplavam temas como amor próprio, medo, perdão e expectativas quanto ao futuro. Esses temas geraram manifestações de forma oral e escrita. Utilizou-se, ao final da oficina, um questionário fechado para que os alunos avaliassem os benefícios dessa vivência. Os alunos avaliaram de forma positiva pelas seguintes razões: os assuntos abordados faziam parte do cotidiano deles, além disso, refletiram sobre os próprios sentimentos, a partir dos autores e personagens.Também, sentiram-se estimulados a falar sobre os temas. A partir desse estudo, pode-se concluir que utilizar momentos de estímulo à leitura e a exposição de ideias sobre os temas que envolvem a saúde emocional, poderá ser uma ferramenta de prevenção útil para que o adolescente possa se sentir estimulado a criar estratégias para gerenciar suas emoções.