Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ABORDAGENS METODOLÓGICAS E EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97414
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3675
    "inscrito_id" => 15511
    "titulo" => "EXPLORANDO A LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ABORDAGENS METODOLÓGICAS E EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS"
    "resumo" => "O objetivo deste estudo é destacar e relacionar abordagens metodológicas no ensino e aprendizagem de matemática por meio de experiências lúdicas, visando promover uma educação mais envolvente e eficaz. A ludicidade, nesse contexto, é considerada uma estratégia de aprendizagem que contrasta com atividades automáticas, mecânicas, repetitivas e descontextualizadas. O estudo foi realizado na Escola Municipal João dos Santos Braga, uma instituição de ensino público localizada em Manaus/AM, e contou com a participação de uma professora que leciona para uma turma do 4º ano. Metodologicamente, empregou-se uma abordagem qualitativa, utilizando um questionário para caracterizar a escola e a professora, bem como observações em sala de aula e entrevistas estruturadas como instrumentos de coleta de dados. A ludicidade emerge como um caminho metodológico alternativo para impulsionar a aprendizagem, desenvolver o raciocínio lógico-matemático, promover a cooperação, a criatividade, a autonomia e a organização, transformando o ensino de matemática em situações de aprendizagem únicas, atrativas, alegres e prazerosas. As reflexões e práticas apresentadas neste estudo demonstram que as atividades diferenciadas e lúdicas permitem a construção do conhecimento de forma concreta, significativa e interessante. Observou-se que as abordagens metodológicas lúdicas no ensino e aprendizagem de matemática promovem significativamente o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, despertando neles um encantamento pela disciplina. Esses resultados indicam a importância de se adotar práticas pedagógicas que valorizem a ludicidade como estratégia de ensino, contribuindo para uma educação mais motivadora e efetiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15511_TB3675_25102023080731.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME ARAÚJO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "Guilherme A."
    "autor_email" => "guilhermearaujo.soares18@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97414
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3675
    "inscrito_id" => 15511
    "titulo" => "EXPLORANDO A LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ABORDAGENS METODOLÓGICAS E EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS"
    "resumo" => "O objetivo deste estudo é destacar e relacionar abordagens metodológicas no ensino e aprendizagem de matemática por meio de experiências lúdicas, visando promover uma educação mais envolvente e eficaz. A ludicidade, nesse contexto, é considerada uma estratégia de aprendizagem que contrasta com atividades automáticas, mecânicas, repetitivas e descontextualizadas. O estudo foi realizado na Escola Municipal João dos Santos Braga, uma instituição de ensino público localizada em Manaus/AM, e contou com a participação de uma professora que leciona para uma turma do 4º ano. Metodologicamente, empregou-se uma abordagem qualitativa, utilizando um questionário para caracterizar a escola e a professora, bem como observações em sala de aula e entrevistas estruturadas como instrumentos de coleta de dados. A ludicidade emerge como um caminho metodológico alternativo para impulsionar a aprendizagem, desenvolver o raciocínio lógico-matemático, promover a cooperação, a criatividade, a autonomia e a organização, transformando o ensino de matemática em situações de aprendizagem únicas, atrativas, alegres e prazerosas. As reflexões e práticas apresentadas neste estudo demonstram que as atividades diferenciadas e lúdicas permitem a construção do conhecimento de forma concreta, significativa e interessante. Observou-se que as abordagens metodológicas lúdicas no ensino e aprendizagem de matemática promovem significativamente o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, despertando neles um encantamento pela disciplina. Esses resultados indicam a importância de se adotar práticas pedagógicas que valorizem a ludicidade como estratégia de ensino, contribuindo para uma educação mais motivadora e efetiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15511_TB3675_25102023080731.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME ARAÚJO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "Guilherme A."
    "autor_email" => "guilhermearaujo.soares18@"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo deste estudo é destacar e relacionar abordagens metodológicas no ensino e aprendizagem de matemática por meio de experiências lúdicas, visando promover uma educação mais envolvente e eficaz. A ludicidade, nesse contexto, é considerada uma estratégia de aprendizagem que contrasta com atividades automáticas, mecânicas, repetitivas e descontextualizadas. O estudo foi realizado na Escola Municipal João dos Santos Braga, uma instituição de ensino público localizada em Manaus/AM, e contou com a participação de uma professora que leciona para uma turma do 4º ano. Metodologicamente, empregou-se uma abordagem qualitativa, utilizando um questionário para caracterizar a escola e a professora, bem como observações em sala de aula e entrevistas estruturadas como instrumentos de coleta de dados. A ludicidade emerge como um caminho metodológico alternativo para impulsionar a aprendizagem, desenvolver o raciocínio lógico-matemático, promover a cooperação, a criatividade, a autonomia e a organização, transformando o ensino de matemática em situações de aprendizagem únicas, atrativas, alegres e prazerosas. As reflexões e práticas apresentadas neste estudo demonstram que as atividades diferenciadas e lúdicas permitem a construção do conhecimento de forma concreta, significativa e interessante. Observou-se que as abordagens metodológicas lúdicas no ensino e aprendizagem de matemática promovem significativamente o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, despertando neles um encantamento pela disciplina. Esses resultados indicam a importância de se adotar práticas pedagógicas que valorizem a ludicidade como estratégia de ensino, contribuindo para uma educação mais motivadora e efetiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.