O Programa de Monitoria, no âmbito do ensino superior, se configura como uma atividade ativa, dialógica e interativa de apoio ao ensino, realizada por discentes para discentes sob a orientação de um/uma docente, com o intuito de auxiliar o desenvolvimento de uma disciplina com vistas a facilitar/apoiar o processo de ensino-aprendizagem. A monitoria promove uma maior interação entre discentes e docentes, proporciona possibilidades de aprofundamento dos conhecimentos e uma maior articulação teórico-prática pelo(a) monitor(a). Ademais, o exercício da monitoria permite o desenvolvimento de habilidades inerentes à docência tornando-se um aporte importante para a formação dos graduandos e graduandas. Sendo assim, temos por objetivo discorrer acerca da vivência realizada no âmbito do Programa de Monitoria, destacando as contribuições do referido programa acadêmico. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no decorrer da disciplina Educação e Saúde ministrada no curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande, entre os meses de setembro de 2022 e fevereiro de 2023. Os resultados revelam a monitoria como uma atividade bastante significativa, visto que: contribui para o fortalecimento da relação interpessoal entre discentes e docente, favorece o aprofundamento e a atualização do conhecimento científico, estimula a busca do desenvolvimento de habilidades pedagógicas para auxiliar nas dúvidas e questionamentos dos discentes no sentido de propor estratégias capazes de amenizá-las. Ressaltamos ainda que a monitoria se configura como uma atividade formativa que amplia, enriquece a formação acadêmica e contribui para despertar o interesse pela docência.