O objetivo do projeto consiste em reforçar o uso do cinema como recurso didático tendo em vista que a força e a abrangência da linguagem imagética seja ela de qualquer natureza, é uma das principais características do mundo moderno. Dessa maneira, visa-se à dinamização da sala de aula através da incorporação da linguagem audiovisual como recurso propulsor de uma nova dinâmica de ensino e aprendizagem, podendo envolver todas as disciplinas de humanidades. Entende-se que através da apresentação de filmes, vídeos e documentários, podemos introduzir no cotidiano da vida escolar o debate sobre questões que podem ser tratadas como tema e/ou problema da sociedade mais ampla. Com essa perspectiva, pretendemos superar algumas ausências no cotidiano das escolas da rede pública, de maneira a possibilitar um diálogo acadêmico entre a Universidade e a Educação Básica. Inicialmente, é importante refletirmos sobre o papel do professor frente à prática docente, ou seja, a produção de saberes profissionais relacionados ao magistério, e sua ação no processo de ensino-aprendizagem. É mister argumentar sobre a relevância do docente como mediador deste processo, e claro, não somente um mero transmissor do conhecimento. Uma das características do professor está na solidão em que exerce sua atividade. Esse tipo de sensação é muitas vezes abraçada pelo baixo reconhecimento social da profissão, pela falta de estrutura das instituições escolares, baixos salários, falta de políticas de educação continuada, e inúmeras outras dificuldades que vivem nossos docentes. A prática docente com vídeos tenta aproximar universidade e educação básica com a presença dos licenciandos criando um ambiente positivo de integração e conhecimento.