BALD, Rafaela Moroni et al.. Educação holística na aprendizagem de crianças. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/98213>. Acesso em: 13/11/2024 06:52
Pautada em uma visão ecossistêmica, a educação holística é o caminho para uma nova era educacional, onde valoriza a criança no todo, nutrindo um conhecimento que brota de dentro para fora. Atualmente as crianças que estão em estágio escolar estão sofrendo sintomas coletivos de ansiedade e medo, uma insegurança assombra seus corações. Esses sintomas afetam seu desenvolvimento educacional e social. A partir disso, buscou-se desenvolver intervenções com práticas holísticas, com uma turma de crianças do quarto ano dos Anos Iniciais de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Dentre as práticas desenvolvidas e as que mais se destacaram e foram aceitas pelas crianças estão a respiração profunda, as plantas medicinais e a terapia com o Reiki. Diante do resultado obtido constatou-se que as práticas holísticas contribuem para a aprendizagem e saúde mental das crianças. Durante as intervenções a cooperação, a solidariedade, e o cuidado com o outro prevaleceram. As crianças em sua grande maioria gostaram das propostas práticas, dentre elas a confecção de incensos naturais, saches feitos com plantas medicinais, escalda pés e construção de um canteiro de plantas medicinais. Assim, a educação holística pode transformar o todo traz uma esperança de construção de um novo paradigma educacional praticante.