Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MULHER NO IMAGINÁRIO DO MEDIEVO OCIDENTAL:ABORDAGENS E PROPOSTAS PARA AS AULAS DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99138
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5915
    "inscrito_id" => 3927
    "titulo" => "A MULHER NO IMAGINÁRIO DO MEDIEVO OCIDENTAL:ABORDAGENS E PROPOSTAS PARA AS AULAS DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "A análise do imaginário da cultura de cada época nos permite fazer um deslocamento do olhar crítico a partir de como a mulher foi representada no período medieval e como estas representações elaboradas criaram lugares a serem ocupados pelas mulheres na sociedade daquele contexto. As visões discriminatórias e preconceituosas muitas vezes perpassaram a ideia de mulheres pecadoras e naturalmente mais fracas, e que mediante estes aspectos não ocupariam determinado lugar na sociedade. Buscamos analisar as representações acerca do feminino durante a Idade Média, imagens elaboradas pelos discursos de pensadores e representantes cristãos, e a importância de refletir em sala de aula de história tais aspectos construídos. Nosso objetivo é refletir em torno das visões e representação construídas para e sobre as mulheres no período medieval e a importância de discutir sobre tais aspectos nas aulas de história no fundamental II OU MÉDIO? Educar as gerações na escola para compreender e estudar sobre o lugar da mulher, visando observar o papel da mulher na história e sobretudo, no período proposto é fundamental, no ensino de história, pois, desmistifica relações ocasionadas pela ideia de inferioridade feminina, e constrói uma nova percepção acerca do sagrado, em conjunto com as relações e moralidades ocasionadas pela igreja católica. Nossa metodologia parte de uma pesquisa bibliográfica a partir do diálogo com autores como Le Goff(2006), Rossiaud (1991), Macedo(2014), Brown(1990) dentre outros, abordamos tais discursos e seus desdobramentos nas noções de moral e sexualidade existentes em nossa sociedade, e a contribuição para o diálogo educacional fazendo com os discentes façam parte do processo histórico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3927_TB5915_30062023221938.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KERLLEN PEREIRA DE PADUA"
    "autor_nome_curto" => "KERLLEN PEREIRA"
    "autor_email" => "kerllenp4@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99138
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5915
    "inscrito_id" => 3927
    "titulo" => "A MULHER NO IMAGINÁRIO DO MEDIEVO OCIDENTAL:ABORDAGENS E PROPOSTAS PARA AS AULAS DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "A análise do imaginário da cultura de cada época nos permite fazer um deslocamento do olhar crítico a partir de como a mulher foi representada no período medieval e como estas representações elaboradas criaram lugares a serem ocupados pelas mulheres na sociedade daquele contexto. As visões discriminatórias e preconceituosas muitas vezes perpassaram a ideia de mulheres pecadoras e naturalmente mais fracas, e que mediante estes aspectos não ocupariam determinado lugar na sociedade. Buscamos analisar as representações acerca do feminino durante a Idade Média, imagens elaboradas pelos discursos de pensadores e representantes cristãos, e a importância de refletir em sala de aula de história tais aspectos construídos. Nosso objetivo é refletir em torno das visões e representação construídas para e sobre as mulheres no período medieval e a importância de discutir sobre tais aspectos nas aulas de história no fundamental II OU MÉDIO? Educar as gerações na escola para compreender e estudar sobre o lugar da mulher, visando observar o papel da mulher na história e sobretudo, no período proposto é fundamental, no ensino de história, pois, desmistifica relações ocasionadas pela ideia de inferioridade feminina, e constrói uma nova percepção acerca do sagrado, em conjunto com as relações e moralidades ocasionadas pela igreja católica. Nossa metodologia parte de uma pesquisa bibliográfica a partir do diálogo com autores como Le Goff(2006), Rossiaud (1991), Macedo(2014), Brown(1990) dentre outros, abordamos tais discursos e seus desdobramentos nas noções de moral e sexualidade existentes em nossa sociedade, e a contribuição para o diálogo educacional fazendo com os discentes façam parte do processo histórico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3927_TB5915_30062023221938.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KERLLEN PEREIRA DE PADUA"
    "autor_nome_curto" => "KERLLEN PEREIRA"
    "autor_email" => "kerllenp4@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A análise do imaginário da cultura de cada época nos permite fazer um deslocamento do olhar crítico a partir de como a mulher foi representada no período medieval e como estas representações elaboradas criaram lugares a serem ocupados pelas mulheres na sociedade daquele contexto. As visões discriminatórias e preconceituosas muitas vezes perpassaram a ideia de mulheres pecadoras e naturalmente mais fracas, e que mediante estes aspectos não ocupariam determinado lugar na sociedade. Buscamos analisar as representações acerca do feminino durante a Idade Média, imagens elaboradas pelos discursos de pensadores e representantes cristãos, e a importância de refletir em sala de aula de história tais aspectos construídos. Nosso objetivo é refletir em torno das visões e representação construídas para e sobre as mulheres no período medieval e a importância de discutir sobre tais aspectos nas aulas de história no fundamental II OU MÉDIO? Educar as gerações na escola para compreender e estudar sobre o lugar da mulher, visando observar o papel da mulher na história e sobretudo, no período proposto é fundamental, no ensino de história, pois, desmistifica relações ocasionadas pela ideia de inferioridade feminina, e constrói uma nova percepção acerca do sagrado, em conjunto com as relações e moralidades ocasionadas pela igreja católica. Nossa metodologia parte de uma pesquisa bibliográfica a partir do diálogo com autores como Le Goff(2006), Rossiaud (1991), Macedo(2014), Brown(1990) dentre outros, abordamos tais discursos e seus desdobramentos nas noções de moral e sexualidade existentes em nossa sociedade, e a contribuição para o diálogo educacional fazendo com os discentes façam parte do processo histórico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.