O uso de metodologias ativas tem sido utilizado com maior intensidade para auxiliar o ensino tradicional como uma ferramenta estratégica nas organizações. Em especial no âmbito da educação, essas técnicas tem requerido novas formas de desenvolver e despertar o processo de aprendizagem, utilizando estudos de casos reais ou problemas simulados com condições reais. Nas áreas de ciências exatas, o gênero feminino tem uma baixa participação pela área fundamentada em fatores, culturais, emocionais, econômicos, familiares e outros. Com base nesse contexto, este trabalho tem como objetivo a aplicação de metodologias ativas na inserção do conteúdo de sistema solar para crianças do fundamental I, por meio de atividades que ajudem a melhorar a compreensão e o desenvolvimento das habilidades dos discentes, como autonomia e proatividade sendo capacitada por alunas do ensino médio. O procedimento metodológico utilizado foi uma pesquisa quali-quantitativa, com o uso de estudo de caso em uma escola no distrito de Alcaçuz do município de Nísia Floresta/RN. O estudo de caso foi realizado com a abordagem do conteúdo sobre sistema solar em que utilizou a metodologia da realidade aumentada, gamificação e cultura maker. Assim, o estudo apresenta a estrutura por etapas com o nível de debate sobre o sistema solar e suas características, os planetas e suas composições, a lua e foguete espaciais. Para finalizar, a equipe utilizou da cultura maker para que os estudantes desenvolvessem o foguete de nível I de acordo com o manual da MOBFOG como também responderam individualmente a um questionário lúdico referente à aula que foi ministrada utilizando as metodologias ativas. Os resultados apontam que o uso da metodologia ativa proporciona um ensino mais eficiente para o desenvolvimento do conhecimento, visto que é pautado em práticas de colaboração, propiciando a interação entre aluno-professor e aluno-aluno.