O presente estudo propõe a discussão de uma temática de relevância no novo ensino médio, a questão da ideologia empreendedora. A implantação do novo ensino médio trouxe a propagação da ideologia do empreendedorismo vinda com as ideias do neoliberalismo, e está presente nos itinerários formativos do novo ensino médio de escolas públicas. Mesmo no seu curto período de implantação essa ideologia tem gerado impactos no processo de ensino e aprendizagem, desviando os interesses de alunos e alunas, inclusive no que se refere ao ingresso no ensino superior. Diante disso, foram elaboradas as seguintes perguntas: Quais os impactos dessa ideologia empreendedora no novo ensino médio? Por que alunos e alunas do ensino médio não veem o ensino superior como uma escolha para o futuro? Assim, o objetivo do estudo é entender como a ideologia empreendedora pode dificultar o acesso ao ensino superior de alunos e alunas de escolas públicas. Tal estudo teve uma abordagem de natureza exploratória e quantitativa, sendo aplicado um questionário em duas escolas de cidades do Estado da Paraíba. Pode-se constatar o interesse da maioria de alunos e alunas pelo empreendedorismo, mesmo quando optam pelo ensino superior, ainda assim afirmam ter algum projeto de empreendedorismo. Desse modo, conclui-se que a ideologia empreendedora no novo ensino médio tem criado barreiras para o acesso de alunos e alunas ao ensino superior. Consequentemente retira o dever do estado por melhores condições educativas, responsabilizando o aluno e a aluna, “protagonistas do seu futuro”, pelas suas formações diante do nefasto neoliberalismo.