Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO: A INSERÇÃO DE DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: GEOGRAFIA, PIBID, DINÂMICAS Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9913
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 233
    "inscrito_id" => 507
    "titulo" => "NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO: A INSERÇÃO DE DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "As novas metodologias têm contribuído de forma consistente tanto na construção do conhecimento do aluno quanto para o amadurecimento do professor, sendo assim o presente artigo aborda um relato de experiência desenvolvida através do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, situada no município de Guarabira – PB, a partir da observação sobre o processo de ensino e aprendizagem, no que diz respeito à adoção de dinâmicas inter-relacionadas ao currículo do ensino de disciplinas escolares, no caso analisa-se essa realidade em uma perspectiva disciplinar da Geografia. Nota-se que cada vez mais a disciplina de Geografia tem se renovado e se tornado ampla, abrangendo várias áreas inter-relacionadas ao meio de vivência, trazendo com isso a obrigação do professor de se adequar as mudanças e renovação dos seus métodos de ensino. Fundamentada na afirmação anterior, essa pesquisa tem como objetivo relatar quais e como são inseridas as dinâmicas dentro dos conteúdos geográficos expostos, qual os benefícios trazidos pelas mesmas, e quais os empecilhos existentes para que seja executado esse novo método de ensino. Para realizar-se esse trabalho fez-se necessário a consulta literária em obras de autores que abordam o tema em questão como por exemplo Bettio e Martins (2003), Marquezan (2003), Kaercher (2003), como também a observação do âmbito escolar, do comportamento dos alunos, e a execução desse método de ensino, retratando assim os impactos causados dentro de sala pelas mesmas. Com essa pesquisa se faz notório que o professor terá que estar sempre aberto a novas possibilidades de ensino, aliando os recursos antigos como por exemplo quadro e livro didático, com os novos artifícios para o ensino, como oficinas, dinâmicas, seminários entre outros. Esta pesquisa se encontra devidamente concluída."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, PIBID, DINÂMICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_01_44_55_idinscrito_507_c9199ce378355d890f5a65ff46f9adc1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMÁBIA RAÍDGIA FÉLIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAMÁBIA RAÍDGIA"
    "autor_email" => "jamabiaraidgia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9913
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 233
    "inscrito_id" => 507
    "titulo" => "NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO: A INSERÇÃO DE DINÂMICAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "As novas metodologias têm contribuído de forma consistente tanto na construção do conhecimento do aluno quanto para o amadurecimento do professor, sendo assim o presente artigo aborda um relato de experiência desenvolvida através do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, situada no município de Guarabira – PB, a partir da observação sobre o processo de ensino e aprendizagem, no que diz respeito à adoção de dinâmicas inter-relacionadas ao currículo do ensino de disciplinas escolares, no caso analisa-se essa realidade em uma perspectiva disciplinar da Geografia. Nota-se que cada vez mais a disciplina de Geografia tem se renovado e se tornado ampla, abrangendo várias áreas inter-relacionadas ao meio de vivência, trazendo com isso a obrigação do professor de se adequar as mudanças e renovação dos seus métodos de ensino. Fundamentada na afirmação anterior, essa pesquisa tem como objetivo relatar quais e como são inseridas as dinâmicas dentro dos conteúdos geográficos expostos, qual os benefícios trazidos pelas mesmas, e quais os empecilhos existentes para que seja executado esse novo método de ensino. Para realizar-se esse trabalho fez-se necessário a consulta literária em obras de autores que abordam o tema em questão como por exemplo Bettio e Martins (2003), Marquezan (2003), Kaercher (2003), como também a observação do âmbito escolar, do comportamento dos alunos, e a execução desse método de ensino, retratando assim os impactos causados dentro de sala pelas mesmas. Com essa pesquisa se faz notório que o professor terá que estar sempre aberto a novas possibilidades de ensino, aliando os recursos antigos como por exemplo quadro e livro didático, com os novos artifícios para o ensino, como oficinas, dinâmicas, seminários entre outros. Esta pesquisa se encontra devidamente concluída."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, PIBID, DINÂMICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_01_44_55_idinscrito_507_c9199ce378355d890f5a65ff46f9adc1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMÁBIA RAÍDGIA FÉLIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAMÁBIA RAÍDGIA"
    "autor_email" => "jamabiaraidgia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

As novas metodologias têm contribuído de forma consistente tanto na construção do conhecimento do aluno quanto para o amadurecimento do professor, sendo assim o presente artigo aborda um relato de experiência desenvolvida através do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, situada no município de Guarabira – PB, a partir da observação sobre o processo de ensino e aprendizagem, no que diz respeito à adoção de dinâmicas inter-relacionadas ao currículo do ensino de disciplinas escolares, no caso analisa-se essa realidade em uma perspectiva disciplinar da Geografia. Nota-se que cada vez mais a disciplina de Geografia tem se renovado e se tornado ampla, abrangendo várias áreas inter-relacionadas ao meio de vivência, trazendo com isso a obrigação do professor de se adequar as mudanças e renovação dos seus métodos de ensino. Fundamentada na afirmação anterior, essa pesquisa tem como objetivo relatar quais e como são inseridas as dinâmicas dentro dos conteúdos geográficos expostos, qual os benefícios trazidos pelas mesmas, e quais os empecilhos existentes para que seja executado esse novo método de ensino. Para realizar-se esse trabalho fez-se necessário a consulta literária em obras de autores que abordam o tema em questão como por exemplo Bettio e Martins (2003), Marquezan (2003), Kaercher (2003), como também a observação do âmbito escolar, do comportamento dos alunos, e a execução desse método de ensino, retratando assim os impactos causados dentro de sala pelas mesmas. Com essa pesquisa se faz notório que o professor terá que estar sempre aberto a novas possibilidades de ensino, aliando os recursos antigos como por exemplo quadro e livro didático, com os novos artifícios para o ensino, como oficinas, dinâmicas, seminários entre outros. Esta pesquisa se encontra devidamente concluída.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.