As novas metodologias têm contribuído de forma consistente tanto na construção do conhecimento do aluno quanto para o amadurecimento do professor, sendo assim o presente artigo aborda um relato de experiência desenvolvida através do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, situada no município de Guarabira – PB, a partir da observação sobre o processo de ensino e aprendizagem, no que diz respeito à adoção de dinâmicas inter-relacionadas ao currículo do ensino de disciplinas escolares, no caso analisa-se essa realidade em uma perspectiva disciplinar da Geografia. Nota-se que cada vez mais a disciplina de Geografia tem se renovado e se tornado ampla, abrangendo várias áreas inter-relacionadas ao meio de vivência, trazendo com isso a obrigação do professor de se adequar as mudanças e renovação dos seus métodos de ensino. Fundamentada na afirmação anterior, essa pesquisa tem como objetivo relatar quais e como são inseridas as dinâmicas dentro dos conteúdos geográficos expostos, qual os benefícios trazidos pelas mesmas, e quais os empecilhos existentes para que seja executado esse novo método de ensino. Para realizar-se esse trabalho fez-se necessário a consulta literária em obras de autores que abordam o tema em questão como por exemplo Bettio e Martins (2003), Marquezan (2003), Kaercher (2003), como também a observação do âmbito escolar, do comportamento dos alunos, e a execução desse método de ensino, retratando assim os impactos causados dentro de sala pelas mesmas. Com essa pesquisa se faz notório que o professor terá que estar sempre aberto a novas possibilidades de ensino, aliando os recursos antigos como por exemplo quadro e livro didático, com os novos artifícios para o ensino, como oficinas, dinâmicas, seminários entre outros. Esta pesquisa se encontra devidamente concluída.