Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EMBATES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA NO PROJETO PIBID: HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO DO “PROFESSOR FORMADOR”

Palavra-chaves: PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, REFLEXÃO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10133
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 931
    "titulo" => "EMBATES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA NO PROJETO PIBID: HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO DO “PROFESSOR FORMADOR”"
    "resumo" => "O projeto PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à docência), financiado pela CAPES, permite a alunos de cursos de licenciatura a realização de um estágio acompanhado por professores universitários e da Educação Básica.  Atualmente, a FCL-UNESP/Assis possui cinco subprojetos PIBID de áreas diversas. No espaço desse trabalho discorrerei sobre as relações efetivas que se estabelecem entre os membros dos dois segmentos envolvidos a saber, escola e universidade. No âmbito da universidade observo a ação de professores coordenadores e, no âmbito da escola pública, os professores que atuam como supervisores dos bolsistas que realizam os “estágios de iniciação à docência”. Os dados de maneira geral são representados por minhas próprias histórias de formadora construídas em espaços de diálogos e compartilhamentos entre docentes universitários, professores supervisores e alunos bolsistas. Ressalto as narrativas produzidas no ambiente virtual facebook, ferramenta criada para auxiliar na gestão do grupo. Sendo assim, a partir dos pressupostos que sustentam a concepção de professor como um profissional reflexivo, de espaços híbridos de formação docente (ZEICHNER, 2010) procuro compreender, mais detidamente, o processo de formação dos professores coordenadores, vinculados diretamente à universidade. Como forma de materializar esse estudo ancora-me um estudo de caso de cunho narrativo (CLANDININ e CONNELLY, 1995), baseado nas minhas próprias histórias de formadora em formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, REFLEXÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_10_2014_09_45_40_idinscrito_931_245342e2f4a21c1670d426d5614e4ce3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZANA APARECIDA LOPES MESSIAS"
    "autor_nome_curto" => "ROZANA MESSIAS"
    "autor_email" => "rozanalm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10133
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 67
    "inscrito_id" => 931
    "titulo" => "EMBATES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA NO PROJETO PIBID: HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO DO “PROFESSOR FORMADOR”"
    "resumo" => "O projeto PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à docência), financiado pela CAPES, permite a alunos de cursos de licenciatura a realização de um estágio acompanhado por professores universitários e da Educação Básica.  Atualmente, a FCL-UNESP/Assis possui cinco subprojetos PIBID de áreas diversas. No espaço desse trabalho discorrerei sobre as relações efetivas que se estabelecem entre os membros dos dois segmentos envolvidos a saber, escola e universidade. No âmbito da universidade observo a ação de professores coordenadores e, no âmbito da escola pública, os professores que atuam como supervisores dos bolsistas que realizam os “estágios de iniciação à docência”. Os dados de maneira geral são representados por minhas próprias histórias de formadora construídas em espaços de diálogos e compartilhamentos entre docentes universitários, professores supervisores e alunos bolsistas. Ressalto as narrativas produzidas no ambiente virtual facebook, ferramenta criada para auxiliar na gestão do grupo. Sendo assim, a partir dos pressupostos que sustentam a concepção de professor como um profissional reflexivo, de espaços híbridos de formação docente (ZEICHNER, 2010) procuro compreender, mais detidamente, o processo de formação dos professores coordenadores, vinculados diretamente à universidade. Como forma de materializar esse estudo ancora-me um estudo de caso de cunho narrativo (CLANDININ e CONNELLY, 1995), baseado nas minhas próprias histórias de formadora em formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, REFLEXÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_10_2014_09_45_40_idinscrito_931_245342e2f4a21c1670d426d5614e4ce3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZANA APARECIDA LOPES MESSIAS"
    "autor_nome_curto" => "ROZANA MESSIAS"
    "autor_email" => "rozanalm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O projeto PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à docência), financiado pela CAPES, permite a alunos de cursos de licenciatura a realização de um estágio acompanhado por professores universitários e da Educação Básica. Atualmente, a FCL-UNESP/Assis possui cinco subprojetos PIBID de áreas diversas. No espaço desse trabalho discorrerei sobre as relações efetivas que se estabelecem entre os membros dos dois segmentos envolvidos a saber, escola e universidade. No âmbito da universidade observo a ação de professores coordenadores e, no âmbito da escola pública, os professores que atuam como supervisores dos bolsistas que realizam os “estágios de iniciação à docência”. Os dados de maneira geral são representados por minhas próprias histórias de formadora construídas em espaços de diálogos e compartilhamentos entre docentes universitários, professores supervisores e alunos bolsistas. Ressalto as narrativas produzidas no ambiente virtual facebook, ferramenta criada para auxiliar na gestão do grupo. Sendo assim, a partir dos pressupostos que sustentam a concepção de professor como um profissional reflexivo, de espaços híbridos de formação docente (ZEICHNER, 2010) procuro compreender, mais detidamente, o processo de formação dos professores coordenadores, vinculados diretamente à universidade. Como forma de materializar esse estudo ancora-me um estudo de caso de cunho narrativo (CLANDININ e CONNELLY, 1995), baseado nas minhas próprias histórias de formadora em formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.