A formação inicial de professores é prioridade da educação brasileira desde o início do século XXI, haja vista como sendo o momento crucial na vida do futuro docente para a construção do conhecimento e alinhamento entre teoria e prática. Este artigo tem como objetivo apresentar a contribuição e a experiência do Programa Residência Pedagógica (PRP) na Escola Família Agrícola do Soinho em Teresina-PI. O programa visa preparar os licenciandos (residentes) para a experiência em sala de aula a partir das vivências obtidas durante a residência sob orientação do professor preceptor. O presente trabalho traz a importância do PRP e sua viabilidade como alternativa ao estágio obrigatório dos cursos de licenciatura e apresenta as metodologias utilizadas em sala para uma construção significativa do conhecimento, além de trabalhar a aproximação entre universidade e escola do campo. Mediante os relatos apresentados conclui-se que o programa oportunizou além das vivências com a sala de aula e disciplinas ministradas, a identificação do currículo e impacto positivo gerado pelos diversos instrumentos pedagógicos ofertados pela escola, em virtude da carga horária expandida que permite aos residentes dedicação e disponibilidade para atuar na utilização dos instrumentos junto aos professores e monitores com os alunos identificando seus benefícios, algo não encontrado em escolas de ensino regular.