O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DA ÁREA DE ENGENHARIA DE UMA IES PÚBLICA DA BAHIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101205 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8923 "inscrito_id" => 22636 "titulo" => "O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DA ÁREA DE ENGENHARIA DE UMA IES PÚBLICA DA BAHIA" "resumo" => "Este resumo sintetiza um estudo exploratório realizado com estudantes da área da engenharia de uma IES pública da Bahia e que teve como objetivo identificar e compreender quais são os desafios que os estudantes universitários enfrentam ao superar a vergonha e a timidez ao falar em público e quais os impactos que o medo de falar em público causa em suas vidas acadêmicas. O referencial teórico-metodológico abrange uma revisão de literatura e um estudo de caso que combina elementos de pesquisa aplicada e uma abordagem qualiquantitativa. Os resultados encontrados retratam o nível de medo e dificuldade que alunos das engenharias dessa IES enfrentam ao ter que falar em público, bem como, os problemas advindos dessas barreiras psicológicas, comumente encontradas por estudantes, e apresenta estratégias eficazes para vencê-las. Os resultados indicam que a dificuldade de se expressar em público ocorre devido a fatores como falta de confiança, medo de julgamento e autocrítica excessiva. Uma revisão bibliográfica sustenta que a comunicação eficaz é fundamental para o sucesso no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho, destacando a importância do treinamento e desenvolvimento dessas habilidades desde a adolescência. A pesquisa aplicada envolveu a aplicação de questionário e entrevistas e cursos, demonstrando que estratégias de exposição gradual e feedback construtivo podem contribuir significativamente para a superação desses desafios." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID22636_TB8923_12092023000742.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ACIMARNEY CORREIA SILVA FREITAS" "autor_nome_curto" => "ACIMARNEY" "autor_email" => "acimarney@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101205 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8923 "inscrito_id" => 22636 "titulo" => "O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO E SUAS CONSEQUÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DA ÁREA DE ENGENHARIA DE UMA IES PÚBLICA DA BAHIA" "resumo" => "Este resumo sintetiza um estudo exploratório realizado com estudantes da área da engenharia de uma IES pública da Bahia e que teve como objetivo identificar e compreender quais são os desafios que os estudantes universitários enfrentam ao superar a vergonha e a timidez ao falar em público e quais os impactos que o medo de falar em público causa em suas vidas acadêmicas. O referencial teórico-metodológico abrange uma revisão de literatura e um estudo de caso que combina elementos de pesquisa aplicada e uma abordagem qualiquantitativa. Os resultados encontrados retratam o nível de medo e dificuldade que alunos das engenharias dessa IES enfrentam ao ter que falar em público, bem como, os problemas advindos dessas barreiras psicológicas, comumente encontradas por estudantes, e apresenta estratégias eficazes para vencê-las. Os resultados indicam que a dificuldade de se expressar em público ocorre devido a fatores como falta de confiança, medo de julgamento e autocrítica excessiva. Uma revisão bibliográfica sustenta que a comunicação eficaz é fundamental para o sucesso no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho, destacando a importância do treinamento e desenvolvimento dessas habilidades desde a adolescência. A pesquisa aplicada envolveu a aplicação de questionário e entrevistas e cursos, demonstrando que estratégias de exposição gradual e feedback construtivo podem contribuir significativamente para a superação desses desafios." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID22636_TB8923_12092023000742.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ACIMARNEY CORREIA SILVA FREITAS" "autor_nome_curto" => "ACIMARNEY" "autor_email" => "acimarney@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }