DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFCG - CDSA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100306 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7475 "inscrito_id" => 14552 "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFCG - CDSA" "resumo" => "Em uma perspectiva embrionária, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) tem a sua edificação lastreada no Programa de Residência Médica, assumindo um papel de formação complementar dos licenciandos após a conclusão do curso de graduação. Ao longo dos itinerários históricos, o programa passou por algumas alterações, sendo incluído na formação inicial dos graduandos dos cursos de licenciatura. Assim, na atual modelagem, o PRP tem enquanto ideia norteadora, o aprimoramento das vivências no ambiente escolar, e o desenvolvimento da preparação docente para atuar diante da complexidade e dos desafios postos na educação básica brasileira. Em consonância a este processo, o PRP no curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - UFCG/CDSA, situado no campus de Sumé - PB, busca desenvolver uma articulação entre teoria e prática docente, compreendendo que as disciplinas como estágio supervisionado e prática pedagógica, apresentam-se incipientes de nutrir plenamente os licenciandos do conhecimento teórico-prático que a formação inicial de professores necessita. O presente trabalho objetiva analisar os desafios e as perspectivas geradas pelos residentes do referido curso de licenciatura diante a sua atuação no PRP. Visando atender o objetivo proposto, o referido estudo enquadra-se enquanto pesquisa quantitativa, com aplicação de questionários estruturados (compostos por vinte e duas perguntas direcionadas aos alunos do PRP), caracterizando o referido trabalho enquanto pesquisa-ação. Enfatiza-se ainda, o debate teórico-conceitual acerca de temáticas como: formação de professores e residência pedagógica, trazendo ao debate as contribuições de autores como: Candau (2019), Gomes (2020), Pimenta (2021), Barreto (2022), Machado (2014), Saviani (2013) entre outros. Após a análise dos resultados, os residentes definem o PRP enquanto uma possibilidade de vivenciar a rotina e os desafios da sala de aula, bem como, identificam neste um espaço para aprimorar e desenvolver suas práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14552_TB7475_10122023222706.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSUÉ BARRETO DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSUÉ" "autor_email" => "josuebarretojunior@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100306 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7475 "inscrito_id" => 14552 "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SUMÉ-PB: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFCG - CDSA" "resumo" => "Em uma perspectiva embrionária, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) tem a sua edificação lastreada no Programa de Residência Médica, assumindo um papel de formação complementar dos licenciandos após a conclusão do curso de graduação. Ao longo dos itinerários históricos, o programa passou por algumas alterações, sendo incluído na formação inicial dos graduandos dos cursos de licenciatura. Assim, na atual modelagem, o PRP tem enquanto ideia norteadora, o aprimoramento das vivências no ambiente escolar, e o desenvolvimento da preparação docente para atuar diante da complexidade e dos desafios postos na educação básica brasileira. Em consonância a este processo, o PRP no curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - UFCG/CDSA, situado no campus de Sumé - PB, busca desenvolver uma articulação entre teoria e prática docente, compreendendo que as disciplinas como estágio supervisionado e prática pedagógica, apresentam-se incipientes de nutrir plenamente os licenciandos do conhecimento teórico-prático que a formação inicial de professores necessita. O presente trabalho objetiva analisar os desafios e as perspectivas geradas pelos residentes do referido curso de licenciatura diante a sua atuação no PRP. Visando atender o objetivo proposto, o referido estudo enquadra-se enquanto pesquisa quantitativa, com aplicação de questionários estruturados (compostos por vinte e duas perguntas direcionadas aos alunos do PRP), caracterizando o referido trabalho enquanto pesquisa-ação. Enfatiza-se ainda, o debate teórico-conceitual acerca de temáticas como: formação de professores e residência pedagógica, trazendo ao debate as contribuições de autores como: Candau (2019), Gomes (2020), Pimenta (2021), Barreto (2022), Machado (2014), Saviani (2013) entre outros. Após a análise dos resultados, os residentes definem o PRP enquanto uma possibilidade de vivenciar a rotina e os desafios da sala de aula, bem como, identificam neste um espaço para aprimorar e desenvolver suas práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14552_TB7475_10122023222706.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSUÉ BARRETO DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JOSUÉ" "autor_email" => "josuebarretojunior@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }