Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES : UM OLHAR A PARTIR DOS RESIDENTES E PROFESSORES PRECEPTORES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97144
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3302
    "inscrito_id" => 13219
    "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES : UM OLHAR A PARTIR DOS RESIDENTES E PROFESSORES PRECEPTORES"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é significativo para a formação dos graduandos dos cursos de licenciatura, promovendo vivências ligadas ao campo de atuação desses futuros profissionais, adicionando experiências práticas para a vida acadêmica dos mesmos. Fez-se necessário evidenciar as contribuições que tal projeto efetua na produção de saberes docentes na escola-campo, desse modo, o presente trabalho objetiva analisar os saberes docentes identificados na ação didática desenvolvida. O presente trabalho é um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, referente ao (PRP), realizado em escola pública municipal do Recife, situada no bairro dos Coelhos, analisando as trocas que se sucederam entre os residentes e os professores preceptores, além de observar como o (PRP) está sendo percebido/avaliado pela comunidade escolar. Como resultados conseguimos: Identificar a formação de saberes docentes experienciais nas práticas docentes das professoras preceptoras, e na prática docente dos residentes articulando estratégias para realizar um ensino de qualidade na escola campo. Identificamos também saberes docentes pedagógicos na relação professor aluno, saberes organizativos de tempo e espaço e condução de sala de aula, saberes estes que perpassam dois campos de estudos, em destaque nos últimos anos, na relação ensino e aprendizagem: o pedagógico e o emocional, tais experiências dentro do campo pedagógico conectam anos de práticas dos professores preceptores, com as inovações que estão sendo propagadas dentro do espaço acadêmico, e no campo emocional a importância destaca-se a acolhida desses preceptores para com seus residentes proporcionando a reflexão sobre relação humana na profissão docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13219_TB3302_21082023165735.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMILA MENDES DO VALE"
    "autor_nome_curto" => "THAMILA"
    "autor_email" => "mendesthamila@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97144
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3302
    "inscrito_id" => 13219
    "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES : UM OLHAR A PARTIR DOS RESIDENTES E PROFESSORES PRECEPTORES"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é significativo para a formação dos graduandos dos cursos de licenciatura, promovendo vivências ligadas ao campo de atuação desses futuros profissionais, adicionando experiências práticas para a vida acadêmica dos mesmos. Fez-se necessário evidenciar as contribuições que tal projeto efetua na produção de saberes docentes na escola-campo, desse modo, o presente trabalho objetiva analisar os saberes docentes identificados na ação didática desenvolvida. O presente trabalho é um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, referente ao (PRP), realizado em escola pública municipal do Recife, situada no bairro dos Coelhos, analisando as trocas que se sucederam entre os residentes e os professores preceptores, além de observar como o (PRP) está sendo percebido/avaliado pela comunidade escolar. Como resultados conseguimos: Identificar a formação de saberes docentes experienciais nas práticas docentes das professoras preceptoras, e na prática docente dos residentes articulando estratégias para realizar um ensino de qualidade na escola campo. Identificamos também saberes docentes pedagógicos na relação professor aluno, saberes organizativos de tempo e espaço e condução de sala de aula, saberes estes que perpassam dois campos de estudos, em destaque nos últimos anos, na relação ensino e aprendizagem: o pedagógico e o emocional, tais experiências dentro do campo pedagógico conectam anos de práticas dos professores preceptores, com as inovações que estão sendo propagadas dentro do espaço acadêmico, e no campo emocional a importância destaca-se a acolhida desses preceptores para com seus residentes proporcionando a reflexão sobre relação humana na profissão docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13219_TB3302_21082023165735.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMILA MENDES DO VALE"
    "autor_nome_curto" => "THAMILA"
    "autor_email" => "mendesthamila@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é significativo para a formação dos graduandos dos cursos de licenciatura, promovendo vivências ligadas ao campo de atuação desses futuros profissionais, adicionando experiências práticas para a vida acadêmica dos mesmos. Fez-se necessário evidenciar as contribuições que tal projeto efetua na produção de saberes docentes na escola-campo, desse modo, o presente trabalho objetiva analisar os saberes docentes identificados na ação didática desenvolvida. O presente trabalho é um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, referente ao (PRP), realizado em escola pública municipal do Recife, situada no bairro dos Coelhos, analisando as trocas que se sucederam entre os residentes e os professores preceptores, além de observar como o (PRP) está sendo percebido/avaliado pela comunidade escolar. Como resultados conseguimos: Identificar a formação de saberes docentes experienciais nas práticas docentes das professoras preceptoras, e na prática docente dos residentes articulando estratégias para realizar um ensino de qualidade na escola campo. Identificamos também saberes docentes pedagógicos na relação professor aluno, saberes organizativos de tempo e espaço e condução de sala de aula, saberes estes que perpassam dois campos de estudos, em destaque nos últimos anos, na relação ensino e aprendizagem: o pedagógico e o emocional, tais experiências dentro do campo pedagógico conectam anos de práticas dos professores preceptores, com as inovações que estão sendo propagadas dentro do espaço acadêmico, e no campo emocional a importância destaca-se a acolhida desses preceptores para com seus residentes proporcionando a reflexão sobre relação humana na profissão docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.