Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BNCC, SAEB E PROALFA: UM ESTUDO DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Muito se tem discutido a necessidade de trabalhar com o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes em todos os níveis da educação básica. Para mapear a concretude da qualidade da educação ofertada nos variados contextos brasileiros, foram criados sistemas de avaliações em larga escala que evidenciam como está o desempenho dos estudantes nos testes cognitivos aplicados. O Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB avalia a qualidade da educação brasileira, enquanto o Sistema Mineiro de Avaliação de Educação Básica - SIMAVE, avalia a educação ofertada em Minas Gerais. O Simave é composto por dois sistemas avaliativos: PROEB e PROALFA. Ambos sistemas medem e evidenciam dados sobre a qualidade da educação ofertada, a equidade proporcionada entre as unidades escolares e sinalizam o desempenho alcançados pelos estudantes no que se diz respeito às aprendizagens consolidadas. Este artigo analisa as matrizes de referência do SAEB e do Proalfa no intuito de discutir, se as habilidades avaliadas no SAEB e no Proalfa, estão de fato alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, como apresentados nos documentos orientadores dos referidos sistemas avaliativos. Será objeto de estudo, as matrizes de referência dos testes aplicados aos estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental no ano de 2021, no conteúdo de Matemática. A análise sobre as competências e habilidades que são avaliadas dimensionam o nível de letramento dos estudantes mineiros, bem como revelam os níveis de desempenho de cada estudante. A apropriação desses conhecimentos reforça se os resultados obtidos dialogam entre si no sentido de fornecer um feedback real da educação mineira.

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