Este artigo constitui-se de um relato de experiência de uma prática pedagógica em desenvolvimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio no município de Campina Grande/PB, desenvolvida pelas alunas estagiárias bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Objetivamos com este trabalho, refletir sobre a utilização dos jogos matemáticos como importante recurso didático para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos pelos alunos. É incontestável que a matemática se faz presente na vida cotidiana do individuo, porém, no geral, na escola é vista como um aprendizado difícil, dado que muitos alunos apresentam dificuldades de compreensão de conceitos matemáticos e consequentemente, no desenvolvimento do raciocínio lógico. Os jogos são empregados como uma forma dinâmica de ensinar matemática, pois através das brincadeiras é mais prazeroso para os alunos apreender conceitos e habilidades que normalmente não aprenderiam em aulas tradicionais. Desse modo, objetivamos destacar a importância do uso dos jogos matemáticos como meio auxiliar para o professor desenvolver atividades pedagógicas que visem facilitar a compreensão dos conteúdos matemáticos por parte dos alunos e, consequentemente, o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, a partir de aulas mais dinâmicas e prazerosas. A partir de observações realizadas numa turma do 4º ano e de relatos de alunos verificamos que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos mesmos relacionava-se a aprendizagem da matemática, mais especificamente, a resolução de problemas. A aprendizagem da Matemática depende de uma grande variedade de fatores o que torna o seu ensino bastante complexo e, dentro dessa complexidade, a utilização dos jogos matemáticos como valioso recurso didático permite um processo de aprendizagem mais amplo da matemática por parte da criança, contribuindo para que a mesma reflita sobre suas ações e participe mais ativamente das aulas.