Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UMA AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PROUNI NA UNIVERSIDADE POTIGUAR - CAMPUS MOSSORÓ - SOB O ENFOQUE DO CAPITAL CULTURAL

Palavra-chaves: POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, PROUNI, AVALIAÇÃO DE IMPACTO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9773
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 668
    "inscrito_id" => 1556
    "titulo" => "UMA AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PROUNI NA UNIVERSIDADE POTIGUAR - CAMPUS MOSSORÓ -  SOB O ENFOQUE DO CAPITAL CULTURAL"
    "resumo" => "O presente estudo avaliou o impacto do programa Universidade para todos (PROUNI) sob o enfoque do capital cultural dos alunos bolsistas. A metodologia adotada consistiu de entrevistas semiestruturadas com 20 alunos de variados cursos da Universidade Potiguar – UnP, Campus Mossoró. A primeira parte da entrevista verificou o perfil dos discentes para em seguida identificar os principais desafios destes em relação ao ensino e a aprendizagem. Buscamos conhecer ainda o que eles percebem como dificuldades e facilidades na Universidade. A análise de conteúdo teve por categorias analíticas: hábito e tipos de leitura, tempo dedicado ao estudo, média das notas, assiduidade, reprovação, desafios da graduação e dificuldades sentidas nos trabalhos. Estas categorias foram problematizadas principalmente através da leitura das obras de Bourdieu, Passeron(2013), Nunes (2012) e Castro (2013). Percebemos a importância do programa (PROUNI), do capital cultural e da subjetividade destes alunos no empenho escolar dos mesmos. Visualizamos como a frágil bagagem adquirida pode dificultar o processo de aprendizagem e por isso refletimos acerca de possibilidades que visem a um ensino superior inclusivo e de qualidade. O impacto positivo do PROUNI depende de uma clareza nas questões de acesso, acolhimento e permanência dos alunos na Educação Superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, PROUNI, AVALIAÇÃO DE IMPACTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_16_49_15_idinscrito_1556_8f00afbbe9b543d4f5d2f51ed9fdccdc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA KARINE GURGEL DE CASTRO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "KARINE"
    "autor_email" => "karinegurgel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9773
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 668
    "inscrito_id" => 1556
    "titulo" => "UMA AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PROUNI NA UNIVERSIDADE POTIGUAR - CAMPUS MOSSORÓ -  SOB O ENFOQUE DO CAPITAL CULTURAL"
    "resumo" => "O presente estudo avaliou o impacto do programa Universidade para todos (PROUNI) sob o enfoque do capital cultural dos alunos bolsistas. A metodologia adotada consistiu de entrevistas semiestruturadas com 20 alunos de variados cursos da Universidade Potiguar – UnP, Campus Mossoró. A primeira parte da entrevista verificou o perfil dos discentes para em seguida identificar os principais desafios destes em relação ao ensino e a aprendizagem. Buscamos conhecer ainda o que eles percebem como dificuldades e facilidades na Universidade. A análise de conteúdo teve por categorias analíticas: hábito e tipos de leitura, tempo dedicado ao estudo, média das notas, assiduidade, reprovação, desafios da graduação e dificuldades sentidas nos trabalhos. Estas categorias foram problematizadas principalmente através da leitura das obras de Bourdieu, Passeron(2013), Nunes (2012) e Castro (2013). Percebemos a importância do programa (PROUNI), do capital cultural e da subjetividade destes alunos no empenho escolar dos mesmos. Visualizamos como a frágil bagagem adquirida pode dificultar o processo de aprendizagem e por isso refletimos acerca de possibilidades que visem a um ensino superior inclusivo e de qualidade. O impacto positivo do PROUNI depende de uma clareza nas questões de acesso, acolhimento e permanência dos alunos na Educação Superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, PROUNI, AVALIAÇÃO DE IMPACTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_16_49_15_idinscrito_1556_8f00afbbe9b543d4f5d2f51ed9fdccdc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA KARINE GURGEL DE CASTRO ALVES"
    "autor_nome_curto" => "KARINE"
    "autor_email" => "karinegurgel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente estudo avaliou o impacto do programa Universidade para todos (PROUNI) sob o enfoque do capital cultural dos alunos bolsistas. A metodologia adotada consistiu de entrevistas semiestruturadas com 20 alunos de variados cursos da Universidade Potiguar – UnP, Campus Mossoró. A primeira parte da entrevista verificou o perfil dos discentes para em seguida identificar os principais desafios destes em relação ao ensino e a aprendizagem. Buscamos conhecer ainda o que eles percebem como dificuldades e facilidades na Universidade. A análise de conteúdo teve por categorias analíticas: hábito e tipos de leitura, tempo dedicado ao estudo, média das notas, assiduidade, reprovação, desafios da graduação e dificuldades sentidas nos trabalhos. Estas categorias foram problematizadas principalmente através da leitura das obras de Bourdieu, Passeron(2013), Nunes (2012) e Castro (2013). Percebemos a importância do programa (PROUNI), do capital cultural e da subjetividade destes alunos no empenho escolar dos mesmos. Visualizamos como a frágil bagagem adquirida pode dificultar o processo de aprendizagem e por isso refletimos acerca de possibilidades que visem a um ensino superior inclusivo e de qualidade. O impacto positivo do PROUNI depende de uma clareza nas questões de acesso, acolhimento e permanência dos alunos na Educação Superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.