O presente estudo avaliou o impacto do programa Universidade para todos (PROUNI) sob o enfoque do capital cultural dos alunos bolsistas. A metodologia adotada consistiu de entrevistas semiestruturadas com 20 alunos de variados cursos da Universidade Potiguar – UnP, Campus Mossoró. A primeira parte da entrevista verificou o perfil dos discentes para em seguida identificar os principais desafios destes em relação ao ensino e a aprendizagem. Buscamos conhecer ainda o que eles percebem como dificuldades e facilidades na Universidade. A análise de conteúdo teve por categorias analíticas: hábito e tipos de leitura, tempo dedicado ao estudo, média das notas, assiduidade, reprovação, desafios da graduação e dificuldades sentidas nos trabalhos. Estas categorias foram problematizadas principalmente através da leitura das obras de Bourdieu, Passeron(2013), Nunes (2012) e Castro (2013). Percebemos a importância do programa (PROUNI), do capital cultural e da subjetividade destes alunos no empenho escolar dos mesmos. Visualizamos como a frágil bagagem adquirida pode dificultar o processo de aprendizagem e por isso refletimos acerca de possibilidades que visem a um ensino superior inclusivo e de qualidade. O impacto positivo do PROUNI depende de uma clareza nas questões de acesso, acolhimento e permanência dos alunos na Educação Superior.