SILVA, José Carlos Amaro Da et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/98940>. Acesso em: 13/11/2024 04:23
O trabalho objetivou analisar o potencial do jogo didático “A Trilha dos Vírus” para o Ensino de Biologia. Os vírus são microrganismos formados basicamente por uma cápsula de proteínas que envolve seu material genético. Ao se abordar conteúdos que envolvam um campo de observação fora do limiar visual, é importante oportunizar recursos diferenciados, cujas ações promovam dinamismo e interações, como jogos didáticos para o ensino de conteúdos biológicos, principalmente, aqueles que apresentam conceitos e processo abstratos e que requer maior mobilização cognitiva do estudante. A proposta do jogo surgiu a partir das ações desenvolvidas pelos Licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro Acadêmico da Vitória, mediante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O jogo didático denominado “A Trilha dos Vírus” foi aplicado na EREM Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. Ele foi produzido na plataforma Canva e impresso em papel A4, com numeração de 1 a 20. Os alunos receberam os materiais e em seguida, a turma foi dividida em dois grupos com seus respectivos líderes. Posteriormente foi realizado comandos que envolvem perguntas sobre os vírus e as viroses, e suas medidas preventivas. Ganhava a equipe que conseguir acertar mais perguntas. Durante o jogo, os estudantes se envolveram ativamente e interagiram constantemente, compartilhando ideias e refletindo sobre o conteúdo. Isso demonstra o quanto o jogo colaborou com uma revisão de conteúdos e fomentou as relações sociais. Ao se utilizar jogos didáticos no ensino de Biologia, pode proporcionar habilidades de integração, socialização e trabalho em equipe, sendo possível contextualizar os conceitos abordados e desenvolver através da atividade lúdica, o interesse dos alunos.