Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS): TENSÕES E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94810
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 231
    "inscrito_id" => 7142
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS): TENSÕES E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "O presente trabalho discorre sobre uma experiência no desenvolvimento e na implementação de uma disciplina eletiva desenvolvida para os licenciandos(as) em pedagogia do IFSuldeMinas-Campus Muzambinho. A disciplina eletiva intitulada Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem o propósito de inserir os futuros(as) professores(as) em um espaço coletivo de construção de conhecimentos pautados na Ciência e Tecnologia, e assim, contribuir para a formação das crianças de forma efetiva e que propicie o desenvolvimento da criticidade e de habilidades que unam o universo científico e tecnológico. Em uma perspectiva qualitativa descritiva, que nos permite analisar as contribuições da aludida disciplina na formação inicial docente, o presente trabalho descreve tensões e perspectivas que emergiram na oferta desta disciplina eletiva e as implicações na formação inicial de professores(as). Os resultados apontam para a escassez de ações pautadas na Alfabetização Científico-Tecnológica na formação de pedagogos(as) e as dificuldades dos discentes em proporem atividades que favoreçam o pensamento crítico e reflexivo na profissão docente. Os argumentos dos(as) licenciandos(as) revelaram a necessidade de maiores aprofundamentos na temática para que eles se sintam mais seguros em contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino que valorizem aspectos da ciência e da tecnologia desde os anos iniciais da Educação Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7142_TB231_08122023211620.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIDNEY PIRES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Sidney Martins"
    "autor_email" => "sidney.martins@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94810
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 231
    "inscrito_id" => 7142
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS): TENSÕES E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "O presente trabalho discorre sobre uma experiência no desenvolvimento e na implementação de uma disciplina eletiva desenvolvida para os licenciandos(as) em pedagogia do IFSuldeMinas-Campus Muzambinho. A disciplina eletiva intitulada Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem o propósito de inserir os futuros(as) professores(as) em um espaço coletivo de construção de conhecimentos pautados na Ciência e Tecnologia, e assim, contribuir para a formação das crianças de forma efetiva e que propicie o desenvolvimento da criticidade e de habilidades que unam o universo científico e tecnológico. Em uma perspectiva qualitativa descritiva, que nos permite analisar as contribuições da aludida disciplina na formação inicial docente, o presente trabalho descreve tensões e perspectivas que emergiram na oferta desta disciplina eletiva e as implicações na formação inicial de professores(as). Os resultados apontam para a escassez de ações pautadas na Alfabetização Científico-Tecnológica na formação de pedagogos(as) e as dificuldades dos discentes em proporem atividades que favoreçam o pensamento crítico e reflexivo na profissão docente. Os argumentos dos(as) licenciandos(as) revelaram a necessidade de maiores aprofundamentos na temática para que eles se sintam mais seguros em contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino que valorizem aspectos da ciência e da tecnologia desde os anos iniciais da Educação Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7142_TB231_08122023211620.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIDNEY PIRES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "Sidney Martins"
    "autor_email" => "sidney.martins@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho discorre sobre uma experiência no desenvolvimento e na implementação de uma disciplina eletiva desenvolvida para os licenciandos(as) em pedagogia do IFSuldeMinas-Campus Muzambinho. A disciplina eletiva intitulada Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem o propósito de inserir os futuros(as) professores(as) em um espaço coletivo de construção de conhecimentos pautados na Ciência e Tecnologia, e assim, contribuir para a formação das crianças de forma efetiva e que propicie o desenvolvimento da criticidade e de habilidades que unam o universo científico e tecnológico. Em uma perspectiva qualitativa descritiva, que nos permite analisar as contribuições da aludida disciplina na formação inicial docente, o presente trabalho descreve tensões e perspectivas que emergiram na oferta desta disciplina eletiva e as implicações na formação inicial de professores(as). Os resultados apontam para a escassez de ações pautadas na Alfabetização Científico-Tecnológica na formação de pedagogos(as) e as dificuldades dos discentes em proporem atividades que favoreçam o pensamento crítico e reflexivo na profissão docente. Os argumentos dos(as) licenciandos(as) revelaram a necessidade de maiores aprofundamentos na temática para que eles se sintam mais seguros em contribuir para o desenvolvimento de práticas de ensino que valorizem aspectos da ciência e da tecnologia desde os anos iniciais da Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.