No contexto em que a era da informação e o advento das diversas tecnologias estão cada vez mais presentes na vida dos educandos, o uso do recurso tecnológico assim como de estratégias de metodologias ativas, são elementos propiciadores de construção de uma a aprendizagem significativa. Assim, a prática de leitura e escrita é algo a possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem, e tendo em vista que a escola é um ambiente de (re) construção de saberes, e um lugar de interação entre docentes e discentes, onde os professores devem buscar adequações para interagir com esse novo educando. Com esse pressuposto, o presente trabalho objetivou refletir sobre a importância da utilização dos recursos tecnológicos frente ao processo de aprendizagem da leitura e escrita de crianças. O presente estudo surge a partir das reflexões realizadas após uma prática exitosa na educação básica, ocasião em que se desenvolveu um projeto de intervenção que buscou envolver os alunos cursistas do 5º ano em atividades de leitura e escrita, fazendo uso do objeto virtual de aprendizagem, neste caso, o Google docs. Para estes fazeres, fundamentamos nossa discussão em Moran (2012), Moran e Masetto (2013) Oliveira (2011) e Xavier e Xavier (2016). Os resultados revelam que o google docs como objeto de aprendizagem dos conteúdos da leitura e escrita, se configuram como elemento potencializador, uma vez que os avanços na prática docente e as melhorias na aprendizagem das crianças são visíveis, além disso, compreendemos que ler e escrever precisam se tornar atividades empolgantes e atrativas, e principalmente significativa, porque só assim os educandos (re)construirão diferentes saberes, e farão isso de forma prazerosa.