Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GOOGLE DOCS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES NA LEITURA E ESCRITA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98918
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5633
    "inscrito_id" => 20824
    "titulo" => "O GOOGLE DOCS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES NA LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "No contexto em que a era da informação e o advento das diversas tecnologias estão cada vez mais presentes na vida dos educandos, o uso do recurso tecnológico assim como de estratégias de metodologias ativas, são elementos propiciadores de construção de uma a aprendizagem significativa. Assim, a prática de leitura e escrita é algo a possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem, e tendo em vista que a escola é um ambiente de (re) construção de saberes, e um lugar de interação entre docentes e discentes, onde os professores devem buscar adequações para interagir com esse novo educando. Com esse pressuposto, o presente trabalho objetivou refletir sobre a importância da utilização dos recursos tecnológicos frente ao processo de aprendizagem da leitura e escrita de crianças. O presente estudo surge a partir das reflexões realizadas após uma prática exitosa na educação básica, ocasião em que se desenvolveu um projeto de intervenção que buscou envolver os alunos cursistas do 5º ano em atividades de leitura e escrita, fazendo uso do objeto virtual de aprendizagem, neste caso, o Google docs. Para estes fazeres, fundamentamos nossa discussão em Moran (2012), Moran e Masetto (2013) Oliveira (2011) e Xavier e Xavier (2016). Os resultados revelam que o google docs como objeto de aprendizagem dos conteúdos da leitura e escrita, se configuram como elemento potencializador, uma vez que os avanços na prática docente e as melhorias na aprendizagem das crianças são visíveis, além disso, compreendemos que ler e escrever precisam se tornar atividades empolgantes e atrativas, e principalmente significativa, porque só assim os educandos (re)construirão diferentes saberes, e farão isso de forma prazerosa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20824_TB5633_20062023125132.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYSA KELLY DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PROFª TAYSA"
    "autor_email" => "taysakped@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98918
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5633
    "inscrito_id" => 20824
    "titulo" => "O GOOGLE DOCS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES NA LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "No contexto em que a era da informação e o advento das diversas tecnologias estão cada vez mais presentes na vida dos educandos, o uso do recurso tecnológico assim como de estratégias de metodologias ativas, são elementos propiciadores de construção de uma a aprendizagem significativa. Assim, a prática de leitura e escrita é algo a possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem, e tendo em vista que a escola é um ambiente de (re) construção de saberes, e um lugar de interação entre docentes e discentes, onde os professores devem buscar adequações para interagir com esse novo educando. Com esse pressuposto, o presente trabalho objetivou refletir sobre a importância da utilização dos recursos tecnológicos frente ao processo de aprendizagem da leitura e escrita de crianças. O presente estudo surge a partir das reflexões realizadas após uma prática exitosa na educação básica, ocasião em que se desenvolveu um projeto de intervenção que buscou envolver os alunos cursistas do 5º ano em atividades de leitura e escrita, fazendo uso do objeto virtual de aprendizagem, neste caso, o Google docs. Para estes fazeres, fundamentamos nossa discussão em Moran (2012), Moran e Masetto (2013) Oliveira (2011) e Xavier e Xavier (2016). Os resultados revelam que o google docs como objeto de aprendizagem dos conteúdos da leitura e escrita, se configuram como elemento potencializador, uma vez que os avanços na prática docente e as melhorias na aprendizagem das crianças são visíveis, além disso, compreendemos que ler e escrever precisam se tornar atividades empolgantes e atrativas, e principalmente significativa, porque só assim os educandos (re)construirão diferentes saberes, e farão isso de forma prazerosa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20824_TB5633_20062023125132.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAYSA KELLY DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PROFª TAYSA"
    "autor_email" => "taysakped@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No contexto em que a era da informação e o advento das diversas tecnologias estão cada vez mais presentes na vida dos educandos, o uso do recurso tecnológico assim como de estratégias de metodologias ativas, são elementos propiciadores de construção de uma a aprendizagem significativa. Assim, a prática de leitura e escrita é algo a possibilitar o desenvolvimento da aprendizagem, e tendo em vista que a escola é um ambiente de (re) construção de saberes, e um lugar de interação entre docentes e discentes, onde os professores devem buscar adequações para interagir com esse novo educando. Com esse pressuposto, o presente trabalho objetivou refletir sobre a importância da utilização dos recursos tecnológicos frente ao processo de aprendizagem da leitura e escrita de crianças. O presente estudo surge a partir das reflexões realizadas após uma prática exitosa na educação básica, ocasião em que se desenvolveu um projeto de intervenção que buscou envolver os alunos cursistas do 5º ano em atividades de leitura e escrita, fazendo uso do objeto virtual de aprendizagem, neste caso, o Google docs. Para estes fazeres, fundamentamos nossa discussão em Moran (2012), Moran e Masetto (2013) Oliveira (2011) e Xavier e Xavier (2016). Os resultados revelam que o google docs como objeto de aprendizagem dos conteúdos da leitura e escrita, se configuram como elemento potencializador, uma vez que os avanços na prática docente e as melhorias na aprendizagem das crianças são visíveis, além disso, compreendemos que ler e escrever precisam se tornar atividades empolgantes e atrativas, e principalmente significativa, porque só assim os educandos (re)construirão diferentes saberes, e farão isso de forma prazerosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.