Este trabalho tem como objetivo compreender o papel do protagonismo de crianças no Núcleo de Educação da Infância – NEI/CAp-UFRN, considerando os dizeres e os fazeres com foco na abordagem metodológica de tema de pesquisa. A pesquisa foi realizada através de análise documental e de observações em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental I, que contava com 23 alunos e duas professoras em sala de aula. Este trabalho é um resultado da experiência de estágio curricular obrigatório na área de Ensino Fundamental I - EF I, de uma estudante do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvido na referida instituição com ênfase na observação, participação e regência. O protagonismo foi escolhido por considerar que esse aspecto contribui para um maior pertencimento e autonomia das crianças diante do processo de ensino e aprendizagem. Para fundamentar os dados recorremos a autores como James (2019), Malaguzzi (1999), Silva (2011), Freire (1987) e Oliveira (2008). As análises revelam que os discursos presentes na instituição, a partir do Programa de Incentivo à Pesquisa e à Extensão do NEI (PRONEI), são os de valorizar o protagonismo das crianças como princípio de suas ações, sendo tal aspecto também observado nas práticas pedagógicas de ensino, que buscam significar e ressignificar a abordagem metodológica do tema de pesquisa, considerando os questionamentos das crianças frente o mundo, suas formas de aprendizagem e modos de participação nas decisões educativas.