Esse trabalho é um relato reflexivo de uma práxis desenvolvida em uma escola pública estadual no município de Petrópolis. A experiência se insere no contexto da educação de jovens e adultos (EJA) e é pautada pela educação popular de vertente freireana. O contexto é uma disciplina chamada Desenvolvimento Científico, Globalização e Impactos Ambientais integrante do itinerário formativo Ciência, Tecnologia e Sociedade. O grupo de trabalho é formado por professores da universidade da área de educação, professores da escola das áreas de história, geografia e licenciandos em Física, numa parceria entre universidade e escola de educação básica. As discussões deste grupo apontaram a necessidade de criar uma ementa de disciplina a partir de uma problemática local, considerando que a cidade de Petrópolis viveu recentemente a maior tragédia ambiental de sua história devido às fortes chuvas. Por isto, o planejamento da disciplina começou a partir das discussões de aspectos locais que os educandos consideraram pertinentes. Logo nas primeiras semanas de aula planejamos uma roda de conversa para tatear um possível tema gerador e dentre as questões levantadas pelos educandos nesta roda apareceram muitos problemas relacionados ao transporte público da cidade, ao serviço de saúde e à mobilidade urbana de modo geral, com ruas estreitas, estacionamentos irregulares e muitas casas. O caminhar pelas temáticas a partir das rodas de conversa conduziu nosso percurso pedagógico para a temática do financiamento público. Planejamos aulas sobre os portais de transparência investigando o caminho e os usos do dinheiro que foi destinado a Petrópolis por conta da tragédia ambiental de 2022. Nesse sentido ressaltamos no presente trabalho o encontro de conhecimentos bastante diversos, como matemática, geografia e história a se articular em torno desse caminhar em busca do tema gerador.