OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS COLABORATIVOS: O ENGAJAMENTO DISCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 5.0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101305 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9057 "inscrito_id" => 981 "titulo" => "OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS COLABORATIVOS: O ENGAJAMENTO DISCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 5.0" "resumo" => "Este trabalho visa analisar o processo de engajamento discente na utilização de diferentes objetos de aprendizagem como alternativa norteadora no contexto tecnológico e em espaços colaborativos formais e não formais. Tendo em vista o quantitativo de alunos e a necessidade de implementar tecnologias digitais em prol da aprendizagem, buscou-se então aprofundar o conceito de educação 5.0 – como forma de promover o engajamento dos alunos em atividades colaborativas e ao mesmo tempo utilizar diferentes objetos de aprendizagem. O projeto teve como propósito verificar o quanto os estudantes conhecem sobre objetos de aprendizagem no contexto tecnológico, em espaços formais (presencial) e não formais (remoto); identificar quais fatores contribuem e quais interferem no uso de tecnologias no espaço físico (escola) e em espaços virtuais; compreender o conceito de educação 5.0, bem como as três dimensões do engajamento (comportamental, emocional e cognitivo) no processo de aprendizagem; construir com os discentes uma sequência didática utilizando múltiplos objetos de aprendizagem – infográfico, podcast, game, mapas mentais, produção de vídeo, visando a capacitação e o engajamento dos alunos à utilização das tecnologias. Tem como base os seguintes autores: Bacich; Moran (2018), Behar (2009), Camargo; Daros (20121), Cohen; Lotan (2017), Rocha (2021), Shirley; Hangreaves (2022), Simão et al. (2023), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Manaus-AM. Ficou evidente que por meio da interação, engajamento e experiências em grupo é possível intensificar a aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID981_TB9057_10122023235246.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS FELIPE DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "CARLOS FELIPE" "autor_email" => "carlos.felipe.edu20@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101305 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9057 "inscrito_id" => 981 "titulo" => "OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS COLABORATIVOS: O ENGAJAMENTO DISCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 5.0" "resumo" => "Este trabalho visa analisar o processo de engajamento discente na utilização de diferentes objetos de aprendizagem como alternativa norteadora no contexto tecnológico e em espaços colaborativos formais e não formais. Tendo em vista o quantitativo de alunos e a necessidade de implementar tecnologias digitais em prol da aprendizagem, buscou-se então aprofundar o conceito de educação 5.0 – como forma de promover o engajamento dos alunos em atividades colaborativas e ao mesmo tempo utilizar diferentes objetos de aprendizagem. O projeto teve como propósito verificar o quanto os estudantes conhecem sobre objetos de aprendizagem no contexto tecnológico, em espaços formais (presencial) e não formais (remoto); identificar quais fatores contribuem e quais interferem no uso de tecnologias no espaço físico (escola) e em espaços virtuais; compreender o conceito de educação 5.0, bem como as três dimensões do engajamento (comportamental, emocional e cognitivo) no processo de aprendizagem; construir com os discentes uma sequência didática utilizando múltiplos objetos de aprendizagem – infográfico, podcast, game, mapas mentais, produção de vídeo, visando a capacitação e o engajamento dos alunos à utilização das tecnologias. Tem como base os seguintes autores: Bacich; Moran (2018), Behar (2009), Camargo; Daros (20121), Cohen; Lotan (2017), Rocha (2021), Shirley; Hangreaves (2022), Simão et al. (2023), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, com alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Manaus-AM. Ficou evidente que por meio da interação, engajamento e experiências em grupo é possível intensificar a aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID981_TB9057_10122023235246.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS FELIPE DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "CARLOS FELIPE" "autor_email" => "carlos.felipe.edu20@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }