No Brasil, ainda existem poucos estudos científicos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o que é bastante preocupante considerando-se a importância de se ter mais dados para a promoção do ensino e da aprendizagem, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas para esse público. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo realizar um relato de experiência do trabalho desenvolvido pelo grupo de estudos NEAD TEA - Núcleo de estudos, pesquisas e ações frente à diversidade educacional: um olhar para o TEA, da Unespar – Campus de Paranavaí. A metodologia utilizada é o relato de experiência e está fundamentando em textos, artigos e leis que oferecem o aporte teórico para subsidiar as discussões realizadas. Para tanto, realiza um histórico do projeto, que reúne estudiosos de 7 universidades públicas estaduais do Paraná, além da constituição das equipes de trabalho. Na sequência descreve a dinâmica do grupo de estudos, cronograma de encontros, dados coletados, divisão de tarefas e em específico sobre a pesquisa de campo nos 32 Núcleos de Educação do estado do Paraná para estimar o número de alunos TEA matriculados nos últimos 5 anos (2018-2022). Apresenta o trabalho da equipe na Unespar - Campus de Paranavaí, na tabulação dos dados levantados e quantificados, e os próximos passos para análise qualitativa para a devolutiva ao Governo do Estado do Paraná, para que se tenha a compreensão da real situação dos alunos TEA matriculados na Educação Básica e no Ensino Superior. Ao final conclui-se que é preciso conhecer a realidade para a qual a ação será dirigida e transformá-la em políticas públicas contribuindo assim para o acesso e a permanência destes estudantes no sistema de ensino.