O USO DE MAQUETES COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100879 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8467 "inscrito_id" => 22514 "titulo" => "O USO DE MAQUETES COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA" "resumo" => "Os conteúdos de Fisiologia humana são considerados de difícil compreensão pelos estudantes. Visando superar essa dificuldade, a construção de modelos representacionais pode ser uma alternativa para melhorar o ensino-aprendizado dessa disciplina. Esse trabalho objetivou relatar a experiência da construção e uso de maquetes de quatro sistemas do corpo humano para melhorar o aprendizado da disciplina de fisiologia humana do curso de nutrição da Faculdade Uninta Tianguá. Os alunos foram instruídos a construir maquetes dos sistemas abordados durante as aulas teóricas (sistema muscular, sistema cardiovascular, sistema nervoso e sistema respiratório). As maquetes foram construídas utilizando materiais diversos como isopor, canudos plásticos, seringas, canos de PVC, balões, equipos de soro, entre outros e apresentadas à comunidade acadêmica no final do semestre, na I Mostra de Fisiologia Humana do curso de nutrição. O uso de maquetes proporcionou uma experiência de aprendizagem lúdica, facilitando a compreensão do conteúdo através da percepção tátil e visual das estruturas apresentadas. Além disso, a apresentação das maquetes para os acadêmicos presentes na mostra resultou em aprendizado para ambas as partes, visto que a abordagem utilizada chamava a atenção dos participantes. A atividade superou as expectativas dos estudantes que não tiveram dificuldades em programar e produzir a exposição e a confecção das maquetes. A mostra instigou os alunos a destrinchar o conteúdo para expor aos acadêmicos e assim, contribuiu para uma aprendizagem mais significativa dos sistemas abordados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID22514_TB8467_04102023184513.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN DE VASCONCELOS DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "ELLEN" "autor_email" => "ellenvasc@gmail.com" "autor_ies" => "FACUDADE IEDUCARE FIED (FIED)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100879 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8467 "inscrito_id" => 22514 "titulo" => "O USO DE MAQUETES COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA HUMANA" "resumo" => "Os conteúdos de Fisiologia humana são considerados de difícil compreensão pelos estudantes. Visando superar essa dificuldade, a construção de modelos representacionais pode ser uma alternativa para melhorar o ensino-aprendizado dessa disciplina. Esse trabalho objetivou relatar a experiência da construção e uso de maquetes de quatro sistemas do corpo humano para melhorar o aprendizado da disciplina de fisiologia humana do curso de nutrição da Faculdade Uninta Tianguá. Os alunos foram instruídos a construir maquetes dos sistemas abordados durante as aulas teóricas (sistema muscular, sistema cardiovascular, sistema nervoso e sistema respiratório). As maquetes foram construídas utilizando materiais diversos como isopor, canudos plásticos, seringas, canos de PVC, balões, equipos de soro, entre outros e apresentadas à comunidade acadêmica no final do semestre, na I Mostra de Fisiologia Humana do curso de nutrição. O uso de maquetes proporcionou uma experiência de aprendizagem lúdica, facilitando a compreensão do conteúdo através da percepção tátil e visual das estruturas apresentadas. Além disso, a apresentação das maquetes para os acadêmicos presentes na mostra resultou em aprendizado para ambas as partes, visto que a abordagem utilizada chamava a atenção dos participantes. A atividade superou as expectativas dos estudantes que não tiveram dificuldades em programar e produzir a exposição e a confecção das maquetes. A mostra instigou os alunos a destrinchar o conteúdo para expor aos acadêmicos e assim, contribuiu para uma aprendizagem mais significativa dos sistemas abordados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID22514_TB8467_04102023184513.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN DE VASCONCELOS DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "ELLEN" "autor_email" => "ellenvasc@gmail.com" "autor_ies" => "FACUDADE IEDUCARE FIED (FIED)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }