A psicologia é um campo de estudo e atuação diverso e se constitui como uma área fecunda para o desenvolvimento de agentes potencializadores de redes de afetos e convivência comunitária com o objetivo de inclusão social. Dessa maneira, a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) se configura como um espaço educacional no qual o profissional da psicologia, pode utilizar a sua expertise para buscar compreender as particularidades do sujeito. Dessa forma, pode atuar em parceria com os demais educadores da referida instituição criando formas de mediação qualificada objetivando a melhor compreensão e manejo das diversas dificuldades vivenciadas pelo aluno com deficiência e com os demais envolvidos no contexto escolar. Nessa perspectiva, apresentamos um relato de experiência, elaborado a partir de uma visita técnica realizada na APAE, que vem a ser uma atividade vinculada a disciplina Práticas Integrativas em Psicologia II, ministrada no curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. O relato de experiência se destaca por permitir ao pesquisador produzir um estudo dialético entre a prática vivida e a bagagem teórica e técnica, sendo uma forma potente de criticidade e de construção de conhecimento. Nesse sentido, a partir das observações realizadas, foi possível constatar a importância da diversidade metodológica e técnica do profissional da psicologia, como a arteterapia, construção e contação de histórias e outras produções, também, subjetivas. A partir desta experiência foi possível reafirmar a importância da atuação do profissional da psicologia no processo educativo, pois auxilia nesse processo por garantir um olhar singular, integrado as especificidades da demanda escolar a partir de um Atendimento Escolar Especializado (AEE), tornando-se um caminho para a construção de uma cidadania plena e o fortalecimento de competências e habilidades voltadas para a autonomia, além de permitir uma construção identitária do sujeito a partir de suas produções.