O presente artigo tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas dos professores na educação infantil, com foco no papel do professor como mediador desse processo de aprendizagem para as crianças dessa modalidade. A motivação por essa temática surgiu a partir da necessidade de refletir sobre as propostas curriculares de qualidade que dependem exclusivamente dos professores que trabalham na instituição. Para alcançar esse objetivo, o texto apresenta um estudo bibliográfico que reúne as contribuições de autores como Wallon (1986), a LDB (1996) e o RCNEI (1998). Essas fontes são usadas para mostrar a importância do professor como articulador desse processo de aprendizagem para as crianças da Educação Infantil. No entanto, é importante ressaltar que atuar na educação infantil é um desafio. Nem todos os profissionais têm a capacidade de atuar nessa modalidade, conforme declara o RCNEI em seus princípios norteadores. Isso se deve ao fato de que nessa fase da vida as crianças estão em pleno desenvolvimento e exigem um cuidado especial que vai além do mero ensino. Nesse sentido, é preciso compreender que o cuidar e o educar são dois princípios importantíssimos para os profissionais que atuam na educação infantil. O referencial destaca que “o cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos”. Dessa forma, a pesquisa apresenta um estudo crítico sobre o papel do professor como mediador na Educação Infantil. A partir disso, é possível compreender que por meio de suas ações, planejadas e compartilhadas com outros profissionais da instituição, pode-se construir projetos educativos que favoreçam o desenvolvimento pleno das crianças nessa fase da vida.