O estudo linguístico deve estimular o aluno a refletir sobre a língua dentro dos enunciados concretos, orais ou escritos, levando-o a perceber a funcionalidade e o uso dos recursos linguísticos na comunicação. Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver o processo de reescrita como estratégia para o estudo reflexivo da língua, em que o aluno, por meio da reconstrução da escrita seja capaz de conhecer, discutir, analisar e utilizar os recursos da língua em suas produções, desenvolvendo sua competência escritora. Para a elaboração desse trabalho será aplicada uma atividade didática baseada em Dolz e Schneuwly (2004), tendo como produção o reconto de lendas indígenas produzidas por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Nesse processo de produção textual, a reescrita, com ênfase nos processos de referenciação, deve contribuir para a sistematização de conhecimentos linguísticos que podem servir como material de estudo para a gramática contextualizada. Como fundamentação teórica serão consideradas as concepções de gramática contextualizada (Antunes, 2014; Possenti, 2012), sequência didática e gêneros textuais (Dolz e Schneuwly, 2004), coesão e coerência (Fávero, 1991; Antunes, 2005) e reescrita (Jesus, 2001; Ruiz, 2013). Com a realização desta pesquisa, pretendemos apresentar, futuramente, uma proposta para professores que sentem dificuldade no desenvolvimento de um estudo reflexivo sobre a língua com seus alunos.