O ENSINO DE LÍNGUAS COMO CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO E INCLUSIVO NO ENSINO BÁSICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100142 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7244 "inscrito_id" => 19622 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUAS COMO CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO E INCLUSIVO NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "Este estudo, amparado na análise do discurso nietzschiano, apresenta a escrita, a oralidade, e a análise linguística no ensino básico refletidos na língua portuguesa e na língua estrangeira. Com o objetivo de analisar e compreender essas disciplinas como áreas essenciais para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos. Estudamos as teorias de Nietzsche relacionadas à linguagem, cultura e educação. No que tange ao ensino de línguas, aprender uma língua estrangeira não seria apenas adquirir habilidades técnicas para se comunicar, mas também uma maneira de expandir os horizontes culturais e intelectuais dos estudantes. Outra vertente importante e que deve ser considerada na educação de línguas é a promoção do pluralismo linguístico, com o fito de reconhecer e valorizar a diversidade linguística na sociedade, bem como as variedades do português e das línguas estrangeiras. Essa pesquisa foi motivada pela indeterminação da permanência do ensino das línguas estrangeiras na rede de ensino. Cientes que para que essa instrução se concretize é necessário um currículo abrangente e que reflita as várias dimensões da língua. Assim como, integrar o estudo da gramática às práticas de leitura, escrita e oralidade, de modo significativo e funcional para os alunos. Dessa forma, concluímos que o ensino de línguas desenvolve um papel fundamental na comunicação e inclusão dos alunos, possibilitando uma ampla capacidade educacional e profissional. E, para o asseguramento de tais habilidades é importante que o ensino de línguas seja acessível a todos os alunos independente de suas habilidades linguísticas ou condições socioeconômicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19622_TB7244_23112023075720.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA ALVES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "mva052003@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100142 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7244 "inscrito_id" => 19622 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUAS COMO CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO E INCLUSIVO NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "Este estudo, amparado na análise do discurso nietzschiano, apresenta a escrita, a oralidade, e a análise linguística no ensino básico refletidos na língua portuguesa e na língua estrangeira. Com o objetivo de analisar e compreender essas disciplinas como áreas essenciais para o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos. Estudamos as teorias de Nietzsche relacionadas à linguagem, cultura e educação. No que tange ao ensino de línguas, aprender uma língua estrangeira não seria apenas adquirir habilidades técnicas para se comunicar, mas também uma maneira de expandir os horizontes culturais e intelectuais dos estudantes. Outra vertente importante e que deve ser considerada na educação de línguas é a promoção do pluralismo linguístico, com o fito de reconhecer e valorizar a diversidade linguística na sociedade, bem como as variedades do português e das línguas estrangeiras. Essa pesquisa foi motivada pela indeterminação da permanência do ensino das línguas estrangeiras na rede de ensino. Cientes que para que essa instrução se concretize é necessário um currículo abrangente e que reflita as várias dimensões da língua. Assim como, integrar o estudo da gramática às práticas de leitura, escrita e oralidade, de modo significativo e funcional para os alunos. Dessa forma, concluímos que o ensino de línguas desenvolve um papel fundamental na comunicação e inclusão dos alunos, possibilitando uma ampla capacidade educacional e profissional. E, para o asseguramento de tais habilidades é importante que o ensino de línguas seja acessível a todos os alunos independente de suas habilidades linguísticas ou condições socioeconômicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19622_TB7244_23112023075720.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA ALVES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "mva052003@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }