GRAMÁTICA E SUAS CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)Michael Gouveia de Sousa Júnior (UEPB - mikesousajunior@gmail.com)Orientadora: Dione Barbosa Dantas (UEPB - dionedantas91@gmail.com)RESUMOO presente artigo surge para propor algumas das muitas concepções do que é gramática e de uma maneira geral como ela pode ser trabalhada contextualizadamente e também de maneira geral o que é a (EJA) e o que ela objetiva de acordo com o Caderno de orientações didáticas para EJA Língua Estrangeira (2010). No contexto de ensino da educação de jovens e adultos, este trabalho expõe as definições gramaticais, no propósito de criar debates e fomentar discussões acerca do tema, levando em consideração o conhecimento de mundo dos alunos da EJA para que assim eles ampliem suas crenças do que vem a ser gramática, contextualizando-o com as concepções estabelecidas pelos teóricos utilizados: Antunes (2007), Holden (2009) e Harmer (2007 e 2009). Ressaltar que é importante sim aprender a gramática de uma Língua, mas aprendê-la isoladamente não garante o aprendizado realmente efetivo da língua, pois a gramática é um dos aspectos de uma dela e não o seu todo Antunes (2007). Asseverar que o estudo gramatical é muito mais do que um simples estudo de estrutura linguística, reconhecimento, nomenclatura e classificação de palavras, e evidenciar que ao se falar de gramática nunca está se referindo a um só tipo, mas de vários e que dependendo do se pretende analisar, estudar e trabalhar em sala, sempre há uma tipologia que se adequa a cada situação, mostrando que ela pode e deve ser analisada através de um contexto.Palavras chave: gramática, EJA, ensino contextualizado.