A IMPORTÂNCIA DA RODA DE CONVERSA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98757 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5413 "inscrito_id" => 11531 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA RODA DE CONVERSA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "A linguagem desempenha um papel importante na humanização da sociedade, pois estimula o desenvolvimento em vários campos que compõem a consciência e organiza processos mentais por meio de interações verbais. As rodas de conversa são atividades de linguagem constantes na educação infantil que tendem desenvolver a fala, a expressividade e a interação das crianças. Com base nessa premissa, o presente artigo tem o objetivo de descrever a importância das rodas de conversas na Educação Infantil, dentro do processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, o estudo aqui apresentado, foi apoiado no tipo de pesquisa bibliográfica. O percurso reflexivo adotado estrutura-se com base no diálogo entre estudos sobre a infância (referencial teórico) de Vigotski e Bakhtin dentro da perspectiva interacionista e dialógica da linguagem, estabelecemos reflexões no que diz respeito às possibilidades de expressão da criança e sobre o modo de como as vozes infantis se situam no processo educativo na Roda de Conversa demonstrando ser um mecanismo fundamental entre educadores e alunos e entre alunos e seus pares, proporcionando a interação, e estimulando o diálogo e comunicação, melhorando assim o contexto de seu aprendizado. Tendo em vista que o processo de ensino, dentro dos parâmetros tradicionais em geral, não valoriza o diálogo pois torna o professor uma figura central sendo o único detentor do “conhecimento” (considerações finais) consideramos o diálogo como um importante instrumento para levantamento prévio da bagagem cultural dos alunos, permitindo, portanto, a análise de aspectos como a representatividade, postura, expressão de suas ideias, curiosidades e imaginação, além de fomentar conceitos básicos de democracia, respeito, valores e cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11531_TB5413_20062023090306.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NABILA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NABILA" "autor_email" => "nabilaferreira8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98757 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5413 "inscrito_id" => 11531 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA RODA DE CONVERSA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "A linguagem desempenha um papel importante na humanização da sociedade, pois estimula o desenvolvimento em vários campos que compõem a consciência e organiza processos mentais por meio de interações verbais. As rodas de conversa são atividades de linguagem constantes na educação infantil que tendem desenvolver a fala, a expressividade e a interação das crianças. Com base nessa premissa, o presente artigo tem o objetivo de descrever a importância das rodas de conversas na Educação Infantil, dentro do processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, o estudo aqui apresentado, foi apoiado no tipo de pesquisa bibliográfica. O percurso reflexivo adotado estrutura-se com base no diálogo entre estudos sobre a infância (referencial teórico) de Vigotski e Bakhtin dentro da perspectiva interacionista e dialógica da linguagem, estabelecemos reflexões no que diz respeito às possibilidades de expressão da criança e sobre o modo de como as vozes infantis se situam no processo educativo na Roda de Conversa demonstrando ser um mecanismo fundamental entre educadores e alunos e entre alunos e seus pares, proporcionando a interação, e estimulando o diálogo e comunicação, melhorando assim o contexto de seu aprendizado. Tendo em vista que o processo de ensino, dentro dos parâmetros tradicionais em geral, não valoriza o diálogo pois torna o professor uma figura central sendo o único detentor do “conhecimento” (considerações finais) consideramos o diálogo como um importante instrumento para levantamento prévio da bagagem cultural dos alunos, permitindo, portanto, a análise de aspectos como a representatividade, postura, expressão de suas ideias, curiosidades e imaginação, além de fomentar conceitos básicos de democracia, respeito, valores e cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11531_TB5413_20062023090306.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NABILA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NABILA" "autor_email" => "nabilaferreira8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }