O TEXTO LITERÁRIO: UM ENTRELUGAR PARA SER DESBRAVADO PELO SURDO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94954 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 425 "inscrito_id" => 2621 "titulo" => "O TEXTO LITERÁRIO: UM ENTRELUGAR PARA SER DESBRAVADO PELO SURDO" "resumo" => "Este trabalho é parte do que estamos desenvolvendo no Programa Residência Pedagógica subprojeto Letramento Literário: perspectivas teórico-práticas do ensino aprendizagem de literatura da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Assim, mais que apresentar propostas, discutiremos sobre o texto literário satírico, as Viagens de Gulliver do autor anglo-irlandês Jonathan Swift (1735) na perspectiva adaptada de Clarice Lispector (2008), a partir da teoria do efeito estético (ISER,1999) e a relação triádica autor-texto-leitor; do processo/efeito de humanização nos termos de Candido (1989) e do letramento literário de Cosson (2009), entendendo que este é uma prática social e portanto uma responsabilidade de todos que fazemos a educação dos surdos (QUADROS, 2004); Lacerda (2000); Stokoe (1972). Portanto, como o trabalho discorre sobre como trabalhar com um texto extremamente satírico e perturbador, posto que narra problemas sociais de diversas ordens da Europa do séc XVII, problemas estes que se mostram atuais, pois se repetem 3 séculos depois, dado o corrente conflito Rússia e Ucrânia; e sobre o papel social que o texto literário cumpre com este leitor Surdo, que tem direito ao acesso aos grandes clássicos da literatura mundial. Portanto, tomamos um entre lugar entre os estudos literários e a educação de Surdos, aqui referido com S maiúsculo, dada as contribuições dos desdobramentos acerca da identidade e cultura surda (PERLIN, 2011)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2621_TB425_13042023175914.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS FERNANDES DE AMORIM" "autor_nome_curto" => "THAÍS FERNANDES" "autor_email" => "thais.amorim@ufra.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94954 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 425 "inscrito_id" => 2621 "titulo" => "O TEXTO LITERÁRIO: UM ENTRELUGAR PARA SER DESBRAVADO PELO SURDO" "resumo" => "Este trabalho é parte do que estamos desenvolvendo no Programa Residência Pedagógica subprojeto Letramento Literário: perspectivas teórico-práticas do ensino aprendizagem de literatura da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Assim, mais que apresentar propostas, discutiremos sobre o texto literário satírico, as Viagens de Gulliver do autor anglo-irlandês Jonathan Swift (1735) na perspectiva adaptada de Clarice Lispector (2008), a partir da teoria do efeito estético (ISER,1999) e a relação triádica autor-texto-leitor; do processo/efeito de humanização nos termos de Candido (1989) e do letramento literário de Cosson (2009), entendendo que este é uma prática social e portanto uma responsabilidade de todos que fazemos a educação dos surdos (QUADROS, 2004); Lacerda (2000); Stokoe (1972). Portanto, como o trabalho discorre sobre como trabalhar com um texto extremamente satírico e perturbador, posto que narra problemas sociais de diversas ordens da Europa do séc XVII, problemas estes que se mostram atuais, pois se repetem 3 séculos depois, dado o corrente conflito Rússia e Ucrânia; e sobre o papel social que o texto literário cumpre com este leitor Surdo, que tem direito ao acesso aos grandes clássicos da literatura mundial. Portanto, tomamos um entre lugar entre os estudos literários e a educação de Surdos, aqui referido com S maiúsculo, dada as contribuições dos desdobramentos acerca da identidade e cultura surda (PERLIN, 2011)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2621_TB425_13042023175914.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS FERNANDES DE AMORIM" "autor_nome_curto" => "THAÍS FERNANDES" "autor_email" => "thais.amorim@ufra.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }