Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNERO FÁBULA NO PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO 8 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95727
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1420
    "inscrito_id" => 11267
    "titulo" => "GÊNERO FÁBULA NO PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO 8 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Esse estudo faz parte de uma pesquisa desenvolvida no PROFLETRAS (Mestrado Profissional em Letras) Campus III, UEPB. Tem o objetivo de ensinar leitura e escrita através do gênero fábula, no 8º ano das séries finais de uma Escola Municipal da cidade de Duas Estradas PB. Para promover o desenvolvimento do senso crítico dos alunos, de modo que sejam capazes de refletir sobre a sociedade na qual estão inseridos, aprimorando a competência leitora e habilidades de escrita. É através da linguagem que os seres humanos tornam-se sujeitos sociais, portanto, o ensino da linguagem é um instrumento essencial para a construção do processo de interação e influencia diretamente nas relações sociais entre os sujeitos. A pesquisa segue o paradigma interacional da linguagem e será norteada por estudos Bakhtin (2003), com a concepção de gêneros discursivos; Marcuschi (2008), sobre gêneros textuais; Koch e Elias (2012), sobre leitura e texto; Coelho (1991) e Fernandes (2000) ambos abordando o gênero fábula como uma a narrativa ficcional. Trata-se de uma pesquisa aplicada, cuja metodologia contempla uma sequência didática inspirada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que a conceituam como um conjunto de atividades organizadas, de maneira sistemática que emprega atividades de modo a inserir o gênero nas aulas de língua portuguesa, direcionando os alunos para a produção textual, e para o mundo da escrita. No desenvolvimento da sequência serão aplicados módulos para a abordagem do gênero, com etapas de reconhecimento, através de oficias de leituras, com a elaboração de fábulas autorais produzidas pelos alunos que serão socializadas em evento acadêmico na comunidade escolar, colocando em relevo o protagonismo dos estudantes. Esperamos que esse estudo contribua para que os alunos desenvolvam suas práticas de leituras e de escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11267_TB1420_18112023194915.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOCÉLIA SANTOS BATISTA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JOCÉLIA"
    "autor_email" => "joceliasantosbs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95727
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1420
    "inscrito_id" => 11267
    "titulo" => "GÊNERO FÁBULA NO PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NO 8 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Esse estudo faz parte de uma pesquisa desenvolvida no PROFLETRAS (Mestrado Profissional em Letras) Campus III, UEPB. Tem o objetivo de ensinar leitura e escrita através do gênero fábula, no 8º ano das séries finais de uma Escola Municipal da cidade de Duas Estradas PB. Para promover o desenvolvimento do senso crítico dos alunos, de modo que sejam capazes de refletir sobre a sociedade na qual estão inseridos, aprimorando a competência leitora e habilidades de escrita. É através da linguagem que os seres humanos tornam-se sujeitos sociais, portanto, o ensino da linguagem é um instrumento essencial para a construção do processo de interação e influencia diretamente nas relações sociais entre os sujeitos. A pesquisa segue o paradigma interacional da linguagem e será norteada por estudos Bakhtin (2003), com a concepção de gêneros discursivos; Marcuschi (2008), sobre gêneros textuais; Koch e Elias (2012), sobre leitura e texto; Coelho (1991) e Fernandes (2000) ambos abordando o gênero fábula como uma a narrativa ficcional. Trata-se de uma pesquisa aplicada, cuja metodologia contempla uma sequência didática inspirada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que a conceituam como um conjunto de atividades organizadas, de maneira sistemática que emprega atividades de modo a inserir o gênero nas aulas de língua portuguesa, direcionando os alunos para a produção textual, e para o mundo da escrita. No desenvolvimento da sequência serão aplicados módulos para a abordagem do gênero, com etapas de reconhecimento, através de oficias de leituras, com a elaboração de fábulas autorais produzidas pelos alunos que serão socializadas em evento acadêmico na comunidade escolar, colocando em relevo o protagonismo dos estudantes. Esperamos que esse estudo contribua para que os alunos desenvolvam suas práticas de leituras e de escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11267_TB1420_18112023194915.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOCÉLIA SANTOS BATISTA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JOCÉLIA"
    "autor_email" => "joceliasantosbs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse estudo faz parte de uma pesquisa desenvolvida no PROFLETRAS (Mestrado Profissional em Letras) Campus III, UEPB. Tem o objetivo de ensinar leitura e escrita através do gênero fábula, no 8º ano das séries finais de uma Escola Municipal da cidade de Duas Estradas PB. Para promover o desenvolvimento do senso crítico dos alunos, de modo que sejam capazes de refletir sobre a sociedade na qual estão inseridos, aprimorando a competência leitora e habilidades de escrita. É através da linguagem que os seres humanos tornam-se sujeitos sociais, portanto, o ensino da linguagem é um instrumento essencial para a construção do processo de interação e influencia diretamente nas relações sociais entre os sujeitos. A pesquisa segue o paradigma interacional da linguagem e será norteada por estudos Bakhtin (2003), com a concepção de gêneros discursivos; Marcuschi (2008), sobre gêneros textuais; Koch e Elias (2012), sobre leitura e texto; Coelho (1991) e Fernandes (2000) ambos abordando o gênero fábula como uma a narrativa ficcional. Trata-se de uma pesquisa aplicada, cuja metodologia contempla uma sequência didática inspirada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que a conceituam como um conjunto de atividades organizadas, de maneira sistemática que emprega atividades de modo a inserir o gênero nas aulas de língua portuguesa, direcionando os alunos para a produção textual, e para o mundo da escrita. No desenvolvimento da sequência serão aplicados módulos para a abordagem do gênero, com etapas de reconhecimento, através de oficias de leituras, com a elaboração de fábulas autorais produzidas pelos alunos que serão socializadas em evento acadêmico na comunidade escolar, colocando em relevo o protagonismo dos estudantes. Esperamos que esse estudo contribua para que os alunos desenvolvam suas práticas de leituras e de escrita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.