A pandemia de 2020 provocou a perda de milhões de vidas e impactou negativamente em diversos setores da sociedade, incluindo a educação. No Brasil as escolas foram fechadas e adotaram o ensino remoto, que não é tão eficaz quanto as aulas presenciais para alguns estudantes. O Conselho Nacional de Educação aconselhou que estudantes do ensino básico não fossem retidos em suas séries para evitar grande índice de reprovação e atrasos no desenvolvimento escolar. Este cenário agravou as dificuldades de aprendizagem, exacerbou as desigualdades educacionais e diminuiu o estímulo para o estudo. Esses efeitos negativos destacaram-se nas disciplinas de ciências da natureza e na matemática, por já sofrerem historicamente considerável rejeição dos alunos. Dessa forma, considerando que a recuperação do desempenho escolar demandará esforços contínuos, um projeto de intervenção, chamado QUIMAFIS, foi implementado em escolas da rede pública da região do município de Iguatu-CE por discentes e docentes dos Programas: Residência Pedagógica, Programa de Iniciação à Docência, e da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Química do IFCE / Iguatu. As ações, baseadas no ensino interdisciplinar e contextualizado, ocorreram mediante aulas de reforço, acompanhamento individual, execução de experimento etc. com fins de suprimir as defasagens do processo de ensino-aprendizagem e tornar os estudantes do ensino básico motivados, interessados e engajados ao longo de todo o período letivo. Este projeto, além de alcançar em certo nível os objetivos mencionados, proporcionou uma experiência enriquecedora aos licenciandos em química participantes, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento de suas práticas docentes. Como resultado alcançado, podemos também citar maior integração entre os docentes de química das escolas envolvidas com os discentes e docentes do curso de licenciatura em química do IFCE / Iguatu.