LETRAS POR AMOR, EDUCAÇÃO POR RESISTÊNCIA: PRIMEIRA EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO DOCENTE PÓS-PANDÊMICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95331 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 904 "inscrito_id" => 10782 "titulo" => "LETRAS POR AMOR, EDUCAÇÃO POR RESISTÊNCIA: PRIMEIRA EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO DOCENTE PÓS-PANDÊMICO" "resumo" => "Diante do contexto pandêmico, o ato de ensinar foi reimaginado para sobrepujar as dificuldades peculiares apresentadas pelo fechamento das escolas e pela adoção forçada do modelo remoto. Em consequência, o retorno às salas de aula após tantas atividades à distância exigiu ainda mais do professor, que se deparou com uma enorme defasagem no aprendizado dos alunos causado pelo estado pandêmico e seus desdobramentos. Como preencher as lacunas deixadas pelo ensino remoto da pandemia? Essa se tornou uma questão-chave dentro de cursos de formação de professores, que passaram a enfatizar recomposição de aprendizagens. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada em um estágio docente obrigatório do curso de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no semestre de 2022.1. O estágio foi desenvolvido em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Campina Grande - Paraíba em um contexto de reinício, sendo realizado após o progressivo retorno das escolas e universidades ao ensino presencial, após dois anos de ensino remoto motivado pela pandemia da COVID-19. Como primeiro estágio de uma sequência de quatro vivências obrigatórias no currículo da graduação supracitada, este relato também reflete sobre as expectativas e considerações finais da estagiária sobre a prática docente, tendo como comparativo os referenciais teóricos estudados em componentes curriculares acadêmicos e a experiência final, o primeiro contato da discente com a sala de aula enquanto professora em formação — uma vivência desenvolvida ao longo de oito aulas realizadas em duas semanas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582fd0151c3e_20122023114105.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-20 11:41:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IÚLIA MILENA BÉLENS CAMILO DE MELO" "autor_nome_curto" => "IÚLIA MILENA" "autor_email" => "iuliammelo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95331 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 904 "inscrito_id" => 10782 "titulo" => "LETRAS POR AMOR, EDUCAÇÃO POR RESISTÊNCIA: PRIMEIRA EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO DOCENTE PÓS-PANDÊMICO" "resumo" => "Diante do contexto pandêmico, o ato de ensinar foi reimaginado para sobrepujar as dificuldades peculiares apresentadas pelo fechamento das escolas e pela adoção forçada do modelo remoto. Em consequência, o retorno às salas de aula após tantas atividades à distância exigiu ainda mais do professor, que se deparou com uma enorme defasagem no aprendizado dos alunos causado pelo estado pandêmico e seus desdobramentos. Como preencher as lacunas deixadas pelo ensino remoto da pandemia? Essa se tornou uma questão-chave dentro de cursos de formação de professores, que passaram a enfatizar recomposição de aprendizagens. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada em um estágio docente obrigatório do curso de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no semestre de 2022.1. O estágio foi desenvolvido em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Campina Grande - Paraíba em um contexto de reinício, sendo realizado após o progressivo retorno das escolas e universidades ao ensino presencial, após dois anos de ensino remoto motivado pela pandemia da COVID-19. Como primeiro estágio de uma sequência de quatro vivências obrigatórias no currículo da graduação supracitada, este relato também reflete sobre as expectativas e considerações finais da estagiária sobre a prática docente, tendo como comparativo os referenciais teóricos estudados em componentes curriculares acadêmicos e a experiência final, o primeiro contato da discente com a sala de aula enquanto professora em formação — uma vivência desenvolvida ao longo de oito aulas realizadas em duas semanas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582fd0151c3e_20122023114105.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-20 11:41:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IÚLIA MILENA BÉLENS CAMILO DE MELO" "autor_nome_curto" => "IÚLIA MILENA" "autor_email" => "iuliammelo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }