Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA EM LÍNGUA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98706
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5352
    "inscrito_id" => 430
    "titulo" => "A LITERATURA EM LÍNGUA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO"
    "resumo" => "A Literatura tem um papel fundamental na educação bilíngue de Surdos, pois contribui para a construção de uma identidade cultural e identidade do indivíduo surdo, além do conhecimento e valorização da língua de sinais como língua de instrução e expressão. Através da literatura, os surdos têm acesso a uma variedade de gêneros textuais, desde contos e poesias até obras acadêmicas complexas e técnicas, que permite explorar temas relevantes da comunidade e amplia a sua compreensão e visão de mundo. Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a importância do ensino de literatura na formação do indivíduo surdo em todas as etapas do ensino. O presente projeto conta com uma revisão de literatura onde buscamos as principais obras e eventos direcionados para este público, para isso, entrevistamos professores e intérpretes de todas as etapas de ensino de escolas bilíngues e inclusivas e professores universitários do Distrito Federal para fazer um apanhado literário dos principais autores e obras utilizadas em cada etapa do ensino. Como suporte teórico utilizamos importantes autoras que abordam a formação do surdo e a literatura no ensino de surdos, como: KARNOPP (2006), QUADROS (2006) e GESSER (2009), (2010). Na parte metodológica, utilizamos autores como RODRIGUES (2007) e ZIMMERMANN (2014) para a coleta e o tratamento dos dados das entrevistas. A literatura desempenha um papel fundamental no processo de construção da identidade e da cultura dos surdos, além da valorização da língua de sinais como uma língua capaz de expressar toda a riqueza e diversidade da comunidade surda."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID430_TB5352_20062023005525.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MACRYSLA YOHANNA ARAUJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MACRYSLA"
    "autor_email" => "macrysla@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98706
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5352
    "inscrito_id" => 430
    "titulo" => "A LITERATURA EM LÍNGUA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO"
    "resumo" => "A Literatura tem um papel fundamental na educação bilíngue de Surdos, pois contribui para a construção de uma identidade cultural e identidade do indivíduo surdo, além do conhecimento e valorização da língua de sinais como língua de instrução e expressão. Através da literatura, os surdos têm acesso a uma variedade de gêneros textuais, desde contos e poesias até obras acadêmicas complexas e técnicas, que permite explorar temas relevantes da comunidade e amplia a sua compreensão e visão de mundo. Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a importância do ensino de literatura na formação do indivíduo surdo em todas as etapas do ensino. O presente projeto conta com uma revisão de literatura onde buscamos as principais obras e eventos direcionados para este público, para isso, entrevistamos professores e intérpretes de todas as etapas de ensino de escolas bilíngues e inclusivas e professores universitários do Distrito Federal para fazer um apanhado literário dos principais autores e obras utilizadas em cada etapa do ensino. Como suporte teórico utilizamos importantes autoras que abordam a formação do surdo e a literatura no ensino de surdos, como: KARNOPP (2006), QUADROS (2006) e GESSER (2009), (2010). Na parte metodológica, utilizamos autores como RODRIGUES (2007) e ZIMMERMANN (2014) para a coleta e o tratamento dos dados das entrevistas. A literatura desempenha um papel fundamental no processo de construção da identidade e da cultura dos surdos, além da valorização da língua de sinais como uma língua capaz de expressar toda a riqueza e diversidade da comunidade surda."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID430_TB5352_20062023005525.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MACRYSLA YOHANNA ARAUJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MACRYSLA"
    "autor_email" => "macrysla@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Literatura tem um papel fundamental na educação bilíngue de Surdos, pois contribui para a construção de uma identidade cultural e identidade do indivíduo surdo, além do conhecimento e valorização da língua de sinais como língua de instrução e expressão. Através da literatura, os surdos têm acesso a uma variedade de gêneros textuais, desde contos e poesias até obras acadêmicas complexas e técnicas, que permite explorar temas relevantes da comunidade e amplia a sua compreensão e visão de mundo. Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a importância do ensino de literatura na formação do indivíduo surdo em todas as etapas do ensino. O presente projeto conta com uma revisão de literatura onde buscamos as principais obras e eventos direcionados para este público, para isso, entrevistamos professores e intérpretes de todas as etapas de ensino de escolas bilíngues e inclusivas e professores universitários do Distrito Federal para fazer um apanhado literário dos principais autores e obras utilizadas em cada etapa do ensino. Como suporte teórico utilizamos importantes autoras que abordam a formação do surdo e a literatura no ensino de surdos, como: KARNOPP (2006), QUADROS (2006) e GESSER (2009), (2010). Na parte metodológica, utilizamos autores como RODRIGUES (2007) e ZIMMERMANN (2014) para a coleta e o tratamento dos dados das entrevistas. A literatura desempenha um papel fundamental no processo de construção da identidade e da cultura dos surdos, além da valorização da língua de sinais como uma língua capaz de expressar toda a riqueza e diversidade da comunidade surda.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.