Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE VERSOS E ENCANTOS VAMOS “POEMAR”?

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98692
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5336
    "inscrito_id" => 18245
    "titulo" => "ENTRE VERSOS E ENCANTOS VAMOS “POEMAR”?"
    "resumo" => "RESUMO O presente trabalho tem por finalidade relatar a experiência de um trabalho realizado com o gênero literário poema para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2022. Quanto à abordagem do problema foi utilizada a pesquisa qualitativa, fazendo uso da observação participante, roda de conversa e acompanhamento da prática pedagógica realizadas em sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram: os educandos de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais, da Escola Municipal Luiz Pedro da Silva IV, município de Maceió/AL. A escolha dos participantes, bem como o local da pesquisa foi motivada a partir do Projeto Sou mais Leitura desenvolvido na referida turma com o objetivo de Alfabetizar, recompor a aprendizagem e melhorar a fluência leitora dos estudantes que devido à falta de aulas no período da pandemia chegaram ao 4º ano sem ter desenvolvido e/ou consolidado as competências e habilidades necessárias para o ano escolar. Os aportes teóricos que fundamentaram esse trabalho foram: Koch (2010), Marcuschi (2002), Solé (1998), além de serem utilizados o Referencial Curricular de Maceió - RCM (2019) e os Cadernos da Olimpíada de Língua Portuguesa. Os resultados apontaram que o trabalho com o gênero literário poema melhorou a aprendizagem dos educandos, que tiveram excelente aprovação para o 5º ano. Constatou-se, ainda, que o trabalho didático-pedagógico realizado melhorou o aprendizado em leitura, estimulou a oralidade, eles aprenderam a ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18245_TB5336_20062023001040.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVÂNIA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVÂNIA MARIA"
    "autor_email" => "silvaniamaria.al@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98692
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5336
    "inscrito_id" => 18245
    "titulo" => "ENTRE VERSOS E ENCANTOS VAMOS “POEMAR”?"
    "resumo" => "RESUMO O presente trabalho tem por finalidade relatar a experiência de um trabalho realizado com o gênero literário poema para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2022. Quanto à abordagem do problema foi utilizada a pesquisa qualitativa, fazendo uso da observação participante, roda de conversa e acompanhamento da prática pedagógica realizadas em sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram: os educandos de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais, da Escola Municipal Luiz Pedro da Silva IV, município de Maceió/AL. A escolha dos participantes, bem como o local da pesquisa foi motivada a partir do Projeto Sou mais Leitura desenvolvido na referida turma com o objetivo de Alfabetizar, recompor a aprendizagem e melhorar a fluência leitora dos estudantes que devido à falta de aulas no período da pandemia chegaram ao 4º ano sem ter desenvolvido e/ou consolidado as competências e habilidades necessárias para o ano escolar. Os aportes teóricos que fundamentaram esse trabalho foram: Koch (2010), Marcuschi (2002), Solé (1998), além de serem utilizados o Referencial Curricular de Maceió - RCM (2019) e os Cadernos da Olimpíada de Língua Portuguesa. Os resultados apontaram que o trabalho com o gênero literário poema melhorou a aprendizagem dos educandos, que tiveram excelente aprovação para o 5º ano. Constatou-se, ainda, que o trabalho didático-pedagógico realizado melhorou o aprendizado em leitura, estimulou a oralidade, eles aprenderam a ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18245_TB5336_20062023001040.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVÂNIA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVÂNIA MARIA"
    "autor_email" => "silvaniamaria.al@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

RESUMO O presente trabalho tem por finalidade relatar a experiência de um trabalho realizado com o gênero literário poema para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2022. Quanto à abordagem do problema foi utilizada a pesquisa qualitativa, fazendo uso da observação participante, roda de conversa e acompanhamento da prática pedagógica realizadas em sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram: os educandos de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental anos iniciais, da Escola Municipal Luiz Pedro da Silva IV, município de Maceió/AL. A escolha dos participantes, bem como o local da pesquisa foi motivada a partir do Projeto Sou mais Leitura desenvolvido na referida turma com o objetivo de Alfabetizar, recompor a aprendizagem e melhorar a fluência leitora dos estudantes que devido à falta de aulas no período da pandemia chegaram ao 4º ano sem ter desenvolvido e/ou consolidado as competências e habilidades necessárias para o ano escolar. Os aportes teóricos que fundamentaram esse trabalho foram: Koch (2010), Marcuschi (2002), Solé (1998), além de serem utilizados o Referencial Curricular de Maceió - RCM (2019) e os Cadernos da Olimpíada de Língua Portuguesa. Os resultados apontaram que o trabalho com o gênero literário poema melhorou a aprendizagem dos educandos, que tiveram excelente aprovação para o 5º ano. Constatou-se, ainda, que o trabalho didático-pedagógico realizado melhorou o aprendizado em leitura, estimulou a oralidade, eles aprenderam a ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.